Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polícia Federal inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional

Polícia Federal inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional

por publicado: 09/06/2014 13h02 última modificação: 09/06/2014 15h26
Local irá abrigar forças estrangeiras e reunir as polícias dos 32 países participantes da Copa

Brasília, 9/6/14 – A Polícia Federal inaugurou, nesta segunda-feira (9), o Centro de Cooperação Internacional (CCPI). O evento reuniu cerca de 220 policiais do mundo todo, com seus respectivos uniformes operacionais, que irão trabalhar na segurança da Copa do Mundo 2014.

A sala de operações inaugurada é a única do gênero que abrigará forças estrangeiras, reunindo as polícias dos 32 países participantes da Copa, mais cinco outras nações convidadas, além de três organismos internacionais (ONU, Interpol e Ameripol).

Todos irão cooperar na segurança do evento de futebol, em intercâmbio direto de informações. Pela cooperação internacional, a PF já possui banco de dados de exploradores sexuais de menores, torcedores violentos e criminosos de todo o planeta.

Em média, cada delegação dos países participantes trará ao Brasil sete integrantes. Quatro desses policiais viajarão com seu respectivo time e trabalharão uniformizados nos estádios onde suas seleções se apresentarão. Esses oficiais estrangeiros de campo conhecem suas respectivas torcidas e poderão auxiliar com ações estratégicas de pronta intervenção. Contudo, eles não portarão armas, atuando em conjunto com as forças nacionais de segurança pública.

Outros três integrantes das comitivas de cada país ficarão sediados no CCPI, em Brasília, compartilhando seus acessos a bancos de dados e visualizando, por meio de câmeras, todos os estádios e deslocamentos de suas seleções, em um vídeo wall, com telões gigantes. Todos os integrantes fixos trabalharão no mesmo espaço do CCPI, em constante intercâmbio.

 Com informações da PF

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315