Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polícia Militar do Paraná simula situações de alto risco para garantir segurança na Copa

Destaque

Polícia Militar do Paraná simula situações de alto risco para garantir segurança na Copa

por publicado: 19/05/2014 17h42 última modificação: 23/05/2014 10h49
Policiais demonstraram como solucionar crises utilizando técnicas avançadas e equipamentos de alta tecnologia em caso de ameaça de bomba e possíveis distúrbios

Brasília, 19/5/14 – A Polícia Militar do Paraná finalizou uma série de simulações sobre possíveis ocorrências no período da Copa do Mundo. O simulado de ocorrências de crises em grandes eventos teve como proposta situações em quatro atividades diferentes e envolveram mais de 100 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), unidade de elite da Polícia Militar,que irá atuar durante os jogos em Curitiba. 

O objetivo das quatro situações simuladas foi mostrar o preparo da PM do Paraná para agir nos jogos de futebol e também em situações de crise e de alto risco, como tomadas de reféns, rebeliões, manifestações violentas, protestos e assaltos a bancos, além de outras situações que possam trazer risco à sociedade.

Durante as atividades, os policiais demonstraram como solucionar as crises utilizando técnicas avançadas e equipamentos de alta tecnologia. As simulações foram baseadas em ocorrências que envolvem, por exemplo, a utilização do robô antibomba doado pelo Ministério da Justiça para mover um artefato de um local com grande aglomeração; a negociação com assaltantes que tentam roubar a bilheteria de um teatro; a contenção de cerca de 100 manifestantes; e o resgate de um soldado ferido em uma situação de distúrbio. 

“O Paraná está preparado, as forças de segurança pública nas esferas federal, estadual e municipal estão prontas para receber este grande evento. Pudemos ver isto no exercício de hoje”, disse Flúvio Cardinelle, delegado da Polícia Federal e presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para grandes eventos (Coesge).

Com informações do Governo do Paraná
Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315