Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Profissionais brasileiros participam de curso antiterrorismo nos EUA

General

Profissionais brasileiros participam de curso antiterrorismo nos EUA

por publicado: 03/04/2014 12h27 última modificação: 04/04/2014 17h03
Até o dia 11 de abril, aulas sobre “Interdição Marítima de Terrorismo” acontecem na cidade de Moyock, na Carolina do Norte.

Brasília, 03/04/2014 – A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil e a Agência Antiterrorismo do Departamento de Estado dos EUA promovem, até 11 de abril, o curso “Interdição Marítima de Terrorismo”. As aulas acontecem  na cidade de Moyock, Carolina do Norte, nos EUA.

Destinado aos profissionais de segurança pública que trabalharão em operações fluviais e marítimas nos grandes eventos, o curso combina a aplicação da lei marítima e segurança portuária com foco em como terroristas operam em ambiente marinho e como reconhecer ameaças e mitigá-las quando necessário.

As aulas são compostas por uma parte teórica de leitura e discussão, assim como por uma parte prática de extenso treino tático e físico, envolvendo exercícios de embarque terrestre e em plataformas de embarque. Os participantes irão aprender como conduzir embarques de rotina e de alto risco e praticá-los em inúmeros cenários de embarque.

Tópicos das aulas
Uma variedade de tópicos está sendo abordada por este curso. Na primeira semana, os alunos foram apresentados a temas como direitos humanos e engajamento comunitário; leis internacionais, tratados, e memorandos de entendimento; tópicos terroristas e ameaças marítimas; aspectos de ameaças químicas, biológicas, radiológicas e Nucleares; aspectos de dispositivos explosivos improvisados.

Já na segunda semana, os seguintes tópicos estão sendo abordados: controle e detenção; equipe de recuperação e resgate; técnicas de busca em embarcação; aspectos de migração ilegal; procedimentos táticos de embarque em equipe. A terceira semana é destinada exclusivamente à condução de exercícios práticos, incluindo diversos cenários embarcados e um exercício definitivo (simulado).

Participam das aulas delegados da Polícia Federal e agentes da segurança pública de diversos estados, como Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Com a participação integrada das forças de segurança, desenvolve-se um aparato altamente qualificado e preparado para ações de antiterrorismo para grandes eventos.

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315