Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa sobre drogas, Famílias fortes, recebe formação em Barbalha (CE)

Destaque

Programa sobre drogas, Famílias fortes, recebe formação em Barbalha (CE)

por publicado: 04/04/2016 19h05 última modificação: 04/04/2016 19h05
Profissionais serão formados para programa direcionado a famílias de adolescentes

Brasília, 04/04/16 - A cidade de Barbalha, distante 553 quilômetros da capital Fortaleza, no Vale do Cariri, vai receber nesta semana a formação do programa Famílias Fortes. Ao todo 46  profissionais da assistência social serão formados para aplicar o programa a famílias de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, através da realização de grupos semanais envolvendo pais e filhos.

Todas as atividades são acompanhadas e monitoradas por formadores federais, que auxiliam os profissionais no planejamento e execução de cada um dos encontros previstos no programa. Eles também fazem articulações com os demais profissionais da rede da assistência e outras redes que compartilham territórios.

 Famílias Fortes é um dos três programas selecionados pelo Governo Federal em 2013  que, na literatura científica internacional, mostraram resultados associados a adiar e evitar o primeiro uso de substâncias psicoativas, além de reduzir o grau de abuso de álcool, tabaco e outras drogas entre o público a que se dirige.

No Ceará, a parceria é com a Secretaria Estadual de Políticas sobre Drogas e desde 2015 atinge onze municípios: Aracati, Barbalha, Caucaia, Camocim, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte,  Quixeramobim, Sobral e Tianguá. Em 2016 foram incluídos mais dez (Acopiara, Beberibe, Crato, Eusébio, Icó, Itapipoca, Maranguape, Massapê, Russas, Viçosa do Ceará), além da capital, Fortaleza.

 Os projetos são coordenados pela Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, com o Escritório das Nações Unidas para as Drogas e o Crime (UNODC), Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz) e Ministério da Saúde.

  

Serviço: Formação Família Fortes
Data: 5, 6 e 7 de Abril (8h30min às 16h30min)
Local: Centro Unificado de Artes e Esportes
Avenida Costa Cavalcante, s/n – Centro, Barbalha.

  

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928