Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Delegação de Moçambique está no Brasil para conhecer programas de redução de criminalidade

Delegação de Moçambique está no Brasil para conhecer programas de redução de criminalidade

por publicado: 23/04/2014 17h51 última modificação: 23/04/2014 18h08

 

Brasília, 23/4/14 –  Integrantes do Ministério do Interior de Moçambique conheceram, nesta quarta-feira (23), programas estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). Os países poderão definir um termo de cooperação para implantar as mesmas estratégias para a diminuição das taxas de crimes, combate às drogas, investimento em tecnologia e acesso a serviços de segurança pela população, a exemplo do módulo Checkplaca, do aplicativo Sinesp Cidadão.

A secretária nacional de Segurança Pública do MJ, Regina Miki, mostrou resultados positivos alcançados pelos programas Brasil Mais Seguro, Crack, É Possível Vencer; e Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Na apresentação, Miki citou a redução na taxa de homicídios em Alagoas, com a implantação do Brasil Mais Seguro, após 12 anos de uma série histórica que apresentava uma seqüência de elevação de assassinatos no estado. A secretária também relatou os investimentos em tecnologia e a ação interministerial para reduzir o consumo de crack no Brasil e o acolhimento dos usuários.

Sobre o Checkplaca, a secretária explicou que mais de 33 mil veículos já foram recuperados com a ajuda da população, que pode verificar carros com restrição de roubo e furto.

“Vamos lançar também um outro módulo do aplicativo que permite que o usuário tenha acesso a informações de pessoas que possuem mandado de prisão em aberto”, adiantou a secretária Regina Miki, durante a reunião.    

O ministro do interior de Moçambique, Alberto Mondlane, relatou que aquele país enfrenta problemas em diversas áreas e que políticas públicas bem sucedidas podem auxiliar na reestruturação do país.

Uma comissão pertencente ao governo de Moçambique conhecerá a fundo os programas desenvolvidos pela Senasp para aplicá-los em Maputo, capital de Moçambique, e nas demais 10 províncias do país.

 

 Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315