Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Próxima Caravana da Anistia será em Belém (PA)

Próxima Caravana da Anistia será em Belém (PA)

por publicado: 04/12/2015 14h57 última modificação: 04/12/2015 14h57
Evento contará com oficinas pedagógicas em escolas, homenagens a ex-perseguidos políticos do estado do Pará e exibição dos filmes sobre a temática

Brasília, 04/12/2015 - Na semana em que se comemora o dia dos Direitos Humanos, entre os dias 7 e 11 de Dezembro, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça estará em Belém, no Pará para a realizar a 92ª Caravana da Anistia.  O evento tem a parceria de instituições, movimentos sociais e organizações da sociedade civil. 

As caravanas são sessões públicas em que a comissão desloca sua sede para diversas cidades do Brasil com o objetivo de julgar os requerimentos de anistia política. Dentro da caravana ocorrerá uma série de atividades: oficinas pedagógicas em escolas, homenagens a ex-perseguidos políticos do estado do Pará e exibição dos filmes sobre a temática da anistia no cinema da praça central de Belém. 

Além do aspecto indenizatório, trata-se de uma política pública de educação em direitos humanos, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória política brasileira, em especial do período relativo à repressão ditatorial, para estimular e difundir o debate junto à sociedade civil em torno dos temas da anistia política, da democracia e da justiça de transição. 

O encerramento do evento contará com um ato público em frente ao Museu da Casa das Onze Janelas, um ex-centro de detenção e tortura utilizado pelos militares durante o período ditatorial. Na oportunidade, será lançado o Projeto “Caminhos da Resistência”. O intuito é propor uma reflexão sobre o papel a ser exercido pelo Estado no avanço e na efetivação das garantias consolidadas pela Declaração dos Direitos Humanos.  

Segue abaixo a programação completa de todos os dias do evento: 

PROGRAMAÇÃO:

7 de dezembro: Exibição de filme no Cinema Libero Luxardo do Centur 

8 e 9 de dezembro: Oficinas pedagógicas pela manhã nas Escolas Mario Barbosa, Brigadeiro Fontenele, Pe Leandro Pinheiro, Nossa Biblioteca e Sessões de cinema durante a noite.

10 de dezembro: Sessão de Julgamento no Núcleo Pedagógico Integrado (NPI) da Universidade Federal do Pará, ás 9h. Endereço NPI: Av. Perimetral, 1000 – Montese, Belém – PA 

11 de dezembro: Sessão de Julgamento na Sede da OAB, às 9h. Endereço OAB: Tv. Padre Prudêncio – Campina, Belém – PA; 

Ato Público, em frente ao Museu da Casa das Onze Janelas, às 17h. Endereço Museu da Casa das Onze Janelas: R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha, Belém – PA

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928