Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rede de combate à lavagem de dinheiro chega ao Acre

General

Rede de combate à lavagem de dinheiro chega ao Acre

por publicado: 13/02/2014 17h00 última modificação: 21/02/2014 11h22

Nesta sexta-feira (14), o Ministério Público do Acre passa a integrar a Rede de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) com a inauguração de uma unidade no estado.

A Rede-LAB, criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), é coordenada pelo Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça do MJ. Atualmente é composta por 31 laboratórios. Até o final de 2014, serão 43 laboratórios em funcionamento em todos os estados.

Em janeiro foram inaugurados os laboratórios da Paraíba e do Amapá. Ainda este mês, os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul também integrarão a Rede-LAB.

“Os resultados são tangíveis. Entre 2009 e 2013, 1,5 mil casos foram analisados pelos laboratórios, que identificaram R$ 19,6 bilhões vindos de atividades criminosas como lavagem de dinheiro e corrupção em órgãos públicos”, destacou o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Os laboratórios subsidiam investigações criminais de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção que envolvam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, sigilos telefônico e fiscal, durante grandes períodos. Para o trabalho, são utilizadas soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações.

Segundo o diretor do DRCI, Ricardo Saadi, é imprescindível incentivar as técnicas de inteligência que resultem na recuperação dos ativos ilícitos. “Não basta apenas prender o criminoso, é fundamental descapitalizar, asfixiar financeiramente a organização criminosa para combater o crime organizado”, destacou.
 
Serviço
Inauguração do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro no Ministério Público do Acre
Data: sexta-feira, 14/2/14
Horário: 9h
Local: Núcleo de Apoio Técnico (Rua Alvorada, 550, Bairro Bosque – Rio Branco/AC)

Palestra com o coordenador da Rede-LAB, Roberto Zaina
Data: sexta-feira, 14/2/2014
Horário: 10h
Local: Auditório do Ministério Público do Estado do Acre (Rua Marechal Deodoro, 472, Ipase – Rio Branco/AC)

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br