Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Região Sul recebe oficinas pedagógicas e curso de formação da Comissão de Anistia

Destaque

Região Sul recebe oficinas pedagógicas e curso de formação da Comissão de Anistia

por publicado: 11/03/2016 18h59 última modificação: 14/03/2016 08h38
Oficina de Santa Catarina acontece no campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina

 

O campus de Paranaguá do Instituto Federal do Paraná (IFPR) recebeu, de 9 a 11 de março, as oficinas pedagógicas da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça como parte da semana “Mulheres e Direitos Humanos”. No período noturno, professores e alunos também participaram do Curso de Formação sobre Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça.

A professora de Ciência Política do Instituto, Mabelle Bandoli, conta que o debate foi motivado pela atual conjuntura política e enriqueceu a semana dos estudantes. Segundo ela, o IFPR têm características que unem ensinos médio e superior, além de licenciatura em Ciências Sociais. “O evento surgiu da demanda de debater temas transversais. E, ficou claro, com a participação da Comissão, que uma das principais missões da anistia foi ter nascido de um movimento de luta das mulheres. E discutir sobre o papel das mulheres tem tudo a ver com o momento atual”, acrescentou.

Nos dias 10 e 11, a Comissão ainda promoveu sessões abertas de cinema com a exibição do filme "Damas da liberdade" e do documentário “Memórias femininas da luta contra a ditadura militar", ambos fazem parte do Projeto Marcas da Memória. Desde 2008, o projeto reúne depoimentos e informações com o objetivo de estimular iniciativas culturais que permitem o resgate histórico da ditadura militar no Brasil. Uma das principais ações do Marcas da Memória é o incentivo, por meio de editais, à produção de documentários cinematográficos.

Para a estudante de 16 anos, do 3o. ano do ensino médio do IFPR, Kara Lugo foi muito importante conhecer o trabalho da Comissão . “Desde cedo estudamos história, mas não tinha noção de como a ditadura destruiu famílias”, declarou.

Santa Catarina

Entre os dias 15 e 17 de março, as oficinas pedagógicas e o curso de formação chegam à cidade de Gaspar, em Santa Catarina. O evento ocorre a partir das 8h, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A ideia é que alunos e professores contextualizem a política brasileira do período relativo à repressão ditatorial com o momento atual durante os debates promovidos pela equipe da Comissão de Anistia, em parceria com o IFSC. A partir das 18 horas será realizado o curso de formação sobre “Memórias da Ditadura” para professores e alunos do Instituto.

Programação:

15 de março:

8h – Oficina com o cine debate do filme “30 anos de anistia”

10h – Apresentação teatral

10h30 – Oficina com o cine debate do filme “30 anos de anistia”

13h30 – Oficina com o cine debate do filme “30 anos de anistia”

18h30 – Curso de formação para professores e alunos do IFSC

 

16 de março:

8h – Oficina com o cine debate do filme “Labirinto de papel”

10h – Apresentação musical

10h30 – Apresentação de pesquisa do Departamento de História da Universidade Regional de Blumenau (Furb) sobre o golpe de 1964

18h30 – Oficina para a turma do curso de Direito do Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES)

 

17 de março:

8h – Oficina com o cine debate do filme “Damas da Liberdade”

10h30 – Oficina com o cine debate do filme “Damas da liberdade”

13h30 – Atividade da Comissão Estadual da Verdade e do Comitê Memória Verdade e Justiça de Santa Catarina

 

Ministério da Justiça
facebook.com/ComissaodeAnistia
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
divulgacaoanistia@mj.gov.br

(61) 2025-9400/ 9402/ 9471