Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reivindicações sociais pautam metas para a Enccla no combate à corrupção

General

Reivindicações sociais pautam metas para a Enccla no combate à corrupção

por publicado: 29/11/2013 16h07 última modificação: 21/02/2014 10h38
Para ministro da Justiça, que participou encontro, espírito das manifestações populares trouxe questionamentos sobre mudanças políticas na sociedade


Uberlândia (MG), 2911/13 –
 A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) apresentou, no encerramento de sua 11ª reunião, as propostas de atuação conjunta dos órgãos integrantes para o ano de 2014. O evento reforçou as medidas de aprimoramento legislativo e ampliação do escopo de intervenção dos órgãos fiscalizadores. Entre os itens destacam-se a criação e fortalecimento nas advocacias públicas federais, estaduais e municipais, de grupos especializados no combate à corrupção e à improbidade administrativa. Clique para confirir as estratégias e recomendações aprovadas pela plenária final da Enccla.

 

Durante a cerimônia de encerrameto, na noite de quinta-feira, em Uberlândia (MG), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reafirmou o compromisso da Enccla em indicar caminhos para atender às reivindicações da sociedade em relação à transparência das relações entre empresas e administração pública.

 

Conforme disse o ministro, as transformações pelas quais passou a sociedade brasileira nos últimos anos, principalmente em relação ao desenvolvimento econômico, elevou a população a outro patamar de cidadania. “Ao se dar cidadania real a quem tinha apenas cidadania formal, o universo de reivindicações dessa população também mudou”, ressaltou Cardozo. Para ele, o espírito das manifestações populares trouxe o questionamento sobre as mudanças políticas na sociedade.

 

 

“Apesar da diversidade da pauta reivindicatória, um eixo muito claro foi apontado pelas manifestações: a exigência por qualidade da prestação dos serviços públicos em áreas diversas com saúde, educação, transporte. Portanto, o tema corrupção tem uma profunda ligação com os motivos a que levaram as pessoas a se manifestarem. Cada centavo desviado traz pior qualidade do serviço público. Por isso, a importância da Enccla e de continuarmos aperfeiçoando nossas técnicas de prevenção e repressão à corrupção”, disse.

 

Após apresentar o resultado de quatro dias de debates e análise de propostas, o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, parabenizou o empenho dos representantes dos órgãos que compõem a Enccla. “Espero que no ano que vem possamos ver essas metas realizadas, apontar novas propostas num avanço progressivo de um país cada vez mais ético”, enfatizou.

 

 

Entre as recomendações da Enccla 2014, destaca-se a criação e fortalecimento nas advocacias públicas federais, estaduais e municipais, de grupos especializados no combate à corrupção e à improbidade administrativa. Clique para confirir as estratégias e recomendações aprovadas pela plenária final da Enccla.

 

 

 

 

Por Cristóvão Corrêa

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br