Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Representantes do Qatar visitam centro de comando de segurança da Copa

Representantes do Qatar visitam centro de comando de segurança da Copa

por publicado: 21/06/2014 23h05 última modificação: 21/06/2014 23h05

Rio de Janeiro, 21/6/14 – O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) recebeu, neste sábado (21), a visita de representantes do governo do Qatar e do comitê organizador da Copa do Mundo de 2022. 

O coordenador-adjunto do Centro Nacional, William Marcel Murad, mostrou como funciona o ambiente de onde são conduzidas as ações de segurança integradas das forças durante o evento. O Centro faz parte do Sistema Integrado de Comando e Controle, concebido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ). 

“O CICCN é o centro de nível estratégico que coordena e acompanha a operação de segurança durante a Copa do Mundo 2014, promovendo articulação e integração das atividades, mantendo atualizadas e disponíveis as informações estratégicas para o alto escalão do governo fFederal”,  destacou Murad. 

Durante a visita, os profissionais do CICCN compartilharam com os visitantes a experiência adquirida durante os eventos como Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude e os primeiros dias da Copa do Mundo. 

Os representantes do Qatar puderam conhecer o funcionamento da tecnologia desenvolvida para a operação, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, a Plataforma de Observação Elevada, imageador aéreo e a integração dos sistemas. “Com o uso desses equipamentos, os profissionais serão capazes de monitorar e dar suporte a toda operação de segurança dos jogos nas Arenas, Fan Fests, hotéis e deslocamentos de delegações, além de atuarem em ocorrências não programadas que possam afetar as áreas de interesse operacional”, explicou Rinaldo de Souza, Coordenador de Logística do Centro Nacional. 

Foi explicado ainda à comitiva o funcionamento do Sistema Integrado de Comando e Controle, que promove a integração e o fortalecimento dos órgãos de segurança pública, defesa, inteligência, defesa civil e gerenciamento de trânsito, nos três níveis de governo. “O Sistema funciona com uma visão unificada dos incidentes, o que permite uma melhor tomada de decisões de forma mais rápida e acertada”, destacou William Murad. 

Entre os visitantes estiveram representantes dos Ministérios dos Esportes, Transportes, Segurança, Turismo e Interior, bem como profissionais das áreas de tecnologia, inteligência, comunicação e imprensa e representantes da Qatar Foundation.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315