Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião em Curitiba discute proteção do turista consumidor na Copa

General

Reunião em Curitiba discute proteção do turista consumidor na Copa

por publicado: 04/12/2013 16h45 última modificação: 20/02/2014 17h33

Brasília, 04/12/13 – Os turistas que virão à Copa de 2014 terão seus direitos de consumidor garantidos. As ações de prevenção de conflitos serão debatidos na reunião do Comitê Técnico de Consumo e Turismo locais, que acontece nesta quinta-feira (05), em Curitiba, com autoridades locais, além de representantes envolvidos na organização da Copa de 2014. Os chamados roadshows* são coordenados pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça em conjunto com os membros do Comitê Técnico de Consumo e Turismo.

Nas reuniões serão tratados temas como hospedagem, transporte urbano, terrestre e aéreo, serviços de bares e restaurantes, dentre outros. O objetivo será preparar ações com ênfase na prevenção de eventuais conflitos de consumo e estabelecimento de procedimentos de contingenciamento e solução de demandas. “A Copa de 2014 será uma grande oportunidade para o Brasil divulgar a qualidade de seus serviços e o respeito ao consumidor. Não toleraremos abusos e faremos monitoramento de preços e qualidade de serviços”, destaca a secretária nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira.

O Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plandec foi criado pela presidenta Dilma Rousseff em março desse ano e é coordenado pelo Ministério da Justiça tem como membros o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa.

Comitê interministerial – O governo federal já anunciou que acompanhará, por meio de um comitê interministerial, os preços, tarifas e a qualidade dos serviços durante a realização da Copa do Mundo. Criada por determinação da presidenta de República, Dilma Rousseff, a instância será coordenada pela Casa Civil. A Embratur irá compor o grupo, ao lado dos ministérios do Esporte, Justiça, Turismo e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), além dos ministérios da Fazenda (Receita Federal e Secretaria de Acompanhamento Econômico) e da Saúde (Anvisa).


Serviço
Coletiva Roadshow Copa 2014/Curitiba
Data: 05/11/2013
Horário: 16h
Local:  Palácio das Araucárias (rua Jaci Loureiro de Campos, s/n - Térreo
Auditório Mario Lobo, Centro Cívico – Curitiba)

 

 

Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br