Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio de Janeiro terá efetivo de 20 mil profissionais de segurança durante a Copa do Mundo

Destaque

Rio de Janeiro terá efetivo de 20 mil profissionais de segurança durante a Copa do Mundo

por publicado: 21/05/2014 16h29 última modificação: 21/05/2014 16h40
De 1º de junho até 17 de julho, operação de segurança será a maior da história do estado. Espaço aéreo próximo ao Maracanã será fechado nos dias de jogo


Brasília, 21/5/14 –  A Subsecretaria de Segurança para Grandes Eventos do Rio de Janeiro apresentou, nesta terça-feira (20), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o plano estratégico de segurança para o estado que vai receber a final da Copa do Mundo e também hospedará quatro seleções, inclusive a do Brasil. No total, cerca de 20 mil agentes deverão ser empregados para garantir a segurança de delegações, autoridades e torcedores no palco principal do Mundial.

 “Será a maior operação de segurança da história do Rio de Janeiro. Tivemos algo parecido durante a Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, mas não com a duração e visibilidade da Copa do Mundo”, afirmou o subsecretário de Segurança para Grandes Eventos do Rio de Janeiro, Roberto Alzir.

O maior efetivo empregado será da Polícia Militar, que ficará responsável pelo policiamento ostensivo. No total, 8.132 agentes da PM serão empregados em todo o estado – um acréscimo de 2.550 policiais em relação ao efetivo normal.

“Faremos o esforço máximo em termos de efetivo a partir do dia 1º de junho até o dia 17 de julho”, disse o chefe do setor de planejamento da PM, tenente-coronel Marcelo Rocha.

O Ministério da Defesa colocará em atuação na região – que no caso incluiu o estado do Espírito Santo, onde estarão concentradas as seleções da Austrália e Camarões – um total de 5.300 militares (3.100 do Exército, 1.300 da Marinha e 900 da Força Aérea).

Espaço aéreo
Haverá uma atenção especial com os aeroportos. Segundo o almirante Paulo Martins Zuccaro, o espaço aéreo num raio de quatro milhas náuticas do Estádio Maracanã será totalmente fechado três horas antes e até quatro horas depois dos jogos de abertura e encerramento.

“Nesses dias e horários, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) funcionará normalmente. Já o Santos Dumont não vai permitir pousos. Apenas decolagens”, explicou Zuccaro. O almirante garantiu, no entanto, que o processo de chegada dos turistas à cidade já está planejado e os torcedores não serão afetados.

Policiais Federais nas delegações
O delegado da Polícia Federal Anderson Bichara, da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge), explicou que haverá agentes da PF integrados em cada uma das 32 seleções que vão disputar a Copa. Eles dormirão nos mesmos hotéis dos jogadores e seguirão nos ônibus das delegações em todos os deslocamentos.

“É um protocolo que já funcionou com sucesso durante a Copa das Confederações e será repetido, agora numa escala maior. É interessante porque o agente dá o panorama de segurança em que está a delegação e a troca de informações com os chefes de segurança dos times, em caso de uma situação específica, é imediata”, afirmou Bichara.  

Cada delegação será escoltada por 192 agentes da polícia federal. A Polícia Federal ainda tem a responsabilidade de fazer a fiscalização da segurança privada nos eventos, controle de armas de chefias de segurança dos chefes de estado, controle migratório, atividades de inteligência e antiterrorismo, entre outras atribuições.

Foto: GERJ

Portal da Copa

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315