Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Robôs antibombas serão usados nas cidades-sede da Copa do Mundo

Destaque

Robôs antibombas serão usados nas cidades-sede da Copa do Mundo

por publicado: 15/04/2014 15h21 última modificação: 16/04/2014 16h17

Brasília, 15/4/14 – O uso de robôs nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo será uma das estratégias da segurança pública para lidar com ameaças de bombas durante os jogos do torneio mundial. Com uma estrutura que pode chegar a dois metros de altura, as máquinas controladas remotamente, adquiridas pelo governo federal, possuem câmeras com alta definição que poderão identificar e transportar objetos estranhos nas proximidades dos estádios ou em vias públicas com aglomeração de pessoas.

 O equipamento também poderá ser utilizado em outras situações de perigo e hostis, como no uso de armas químicas e biológicas ou durante a negociação com alguém que porta uma arma de fogo e ameaça um refém.

Segundo o capitão Carlos Alberto Albuquerque, do grupamento especializado da Força Nacional, caso as equipes detectem algo suspeito, usarão o robô para acessar a área hostil e, por exemplo, transportar uma mala, onde poderia ter um produto químico perigoso ou uma bomba.

 “Além do robô, temos vans, totalmente equipadas, com outros acessórios importantes, como um aparelho de raio-x, cuja ação pode detectar algo dentro da mala”, explicou o capitão.

A preparação integrada da Segurança Pública nos estados onde haverá jogos já prevê que os robôs sejam usados por várias forças de segurança, desde a Força Nacional às Polícias Militares.

O investimento feito pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) é direcionado à Copa do Mundo, mas também contempla as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. A tendência é que os equipamentos sejam utilizados nos estados, no cotidiano da atividade das polícias.

Robôs similares já são usados por equipes especializadas da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do MJ (Senasp), que adquiriu às plataformas robóticas para utilização durante os Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro, em 2007.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315