Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rótulos de alimentos devem informar ingredientes alergênicos

Destaque

Rótulos de alimentos devem informar ingredientes alergênicos

por publicado: 07/07/2016 18h31 última modificação: 07/07/2016 18h31
A norma que obriga a informação de ingredientes alergênicos nos rótulos entrou em vigor no dia 3 de julho

Brasília, 07/07/16 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicaram o Boletim Consumo e Saúde, que trata da obrigatoriedade de informar nos rótulos dos alimentos a presença de substâncias que causam alergia. 

A partir do dia 3 de julho, os rótulos dos devem trazer informações sobre ingredientes alergênicos. A resolução foi aprovada em junho de 2015 e obriga a indústria alimentícia a informar nas embalagens dos produtos se há presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Os fabricantes tiveram um ano para adequar os projetos das embalagens. Os produtos fabricados até o final do prazo de adequação, no dia 2 de julho, poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 35% da população brasileira possui algum tipo de alergia. De acordo com o Ministério da Saúde, os principais tipos de alergia são as alimentares. Em alguns casos, a alergia pode levar à morte, o que mostra claramente a relevância do tema, para toda a sociedade. 

Clique aqui para acessar o Boletim Consumo e Saúde.

Conteúdo
ConsumoeSaden43AlimentosAlergnicos.pdf by Natalia.monteiro — last modified 07/07/2016 18h29