Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segurança Integrada nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Segurança Integrada nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

por publicado: 26/10/2015 17h07 última modificação: 26/10/2015 17h07
Seguindo o modelo utilizadona Copa do Mundo, foi montado para a operação de segurança um Centro Integrado de Comando e Controle, de onde as forças coordenam suas ações

Brasília, 26/10/15 - Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) estão com esquema especial de segurança integrada semelhante ao da Copa do Mundo de 2014. Com o apoio e orientação da Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) participam da operação as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil de Tocantins, Bombeiros, Guarda Metropolitana de Palmas, Defesa Civil e ABIN, entre outros órgãos de segurança e defesa civil.

O plano tático de segurança dos JMPI começou a ser organizado em 2014, com a formação da Comissão de Segurança e Defesa Civil dos Jogos, que além de reuniões e planejamento entre as instituições de segurança municipais, estaduais e federais, promoveu 11 oficinas que trataram de temas desde imigração a operações especiais.

A SESGE/MJ, responsável pela coordenação e planejamento de segurança dos grandes eventos realizados no Brasil como a Copa do Mundo, Jornada Mundial da Juventude e Jogos Rio 2016, está atuando no apoio à organização, com a experiência adquirida. “O modelo de segurança integrada é parte do legado imaterial dos grandes eventos realizados no Brasil, pois o conceito do trabalho conjunto das instituições de segurança pública com os demais parceiros produz um resultado muito mais eficiente para a população”, destacou Andrei Rodrigues, Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça.

Seguindo o modelo utilizado com sucesso na Copa do Mundo, foi montado para a operação de segurança um Centro Integrado de Comando e Controle, de onde as forças coordenam suas ações. Além disso, são utilizados um Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e uma Plataforma de Observação Elevada, equipamentos adquiridos pela SESGE/MJ e doados ao governo de Minas Gerais, que os cedeu os JMPI.

Segundo a organização a expectativa é de receber um público de 300 mil pessoas durante os  10 dias do evento, que começou no dia 23 de outubro e termina em 1º de novembro. São 2 mil atletas indígenas das Américas, da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias participam da competição. “Esse é o maior aparato de segurança pública já utilizado em Palmas, e a experiência será um grande legado para todo o estado do Tocantins”, disse Francisco Viana, secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Palmas.