Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Nacional do Trânsito termina mas atos educativos continuam

Destaque

Semana Nacional do Trânsito termina mas atos educativos continuam

por publicado: 26/09/2016 10h05 última modificação: 26/09/2016 12h10
Com a pergunta “Quem é você quando está ao volante?”, o objetivo da campanha foi proporcionar a reflexão sobre atitudes que levem a acidentes e o aumento das estatísticas de mortes e feridos

Brasília, 26/9/16 - A Semana Nacional de Trânsito chegou ao fim no último domingo (25), mas a necessidade de ter um trânsito mais pacífico e seguro deve perdurar durante todo o ano. A campanha de 2016 segue o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e apoiado pelo Ministério da Justiça e Cidadania (MJC).

Paz e segurança no trânsito são fatores dos quais a servidora Angélica Menis Dalla Costa não abre mão. Com 18 anos de experiência ao volante, ela não se lembra da última vez em que teve uma pontuação lançada na carteira de motorista. Essa responsabilidade com que dirige está aliada ao cuidado com a precaução de acidentes. A analista técnica administrativa mostra como a atenção a pequenos detalhes pode fazer a diferença para quem se preocupa em dirigir com segurança.

Servidora do MJC Semana Nacional de Trânsito
“Antes de sair de viagem verifico se os pneus estão calibrados, se o step está cheio e se o óleo está ok. Além disso fico atenta à velocidade da rodovia, procuro sempre andar na velocidade da via”, relata Angélica. Para ela, esses aspectos estão mais relacionados à própria consciência de cada motorista. “A legislação deve focar mais na educação no trânsito e menos em punição”, pondera.

Para o servidor Colentino Tavares, o melhor caminho para a redução de acidentes de trânsito também é a educação. Ele prefere usar o transporte público no dia a dia de trabalho e deixa o carro para usar no final de semana. No alto da experiência de 32 anos ao volante, ele acredita que ainda faltam esclarecimento e campanhas educativas, mas ressalta a importância dos cuidados com a mecânica. “Revisão geral é uma rotina”, comenta.

Sercidor MJC Semana Nacional do Trânsito

A conscientização a que Angélica e Coletino se referem foi justamente o cerne da Semana Nacional de Trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) preparou uma série de ações educativas e trouxe aos motoristas a pergunta: “Quem é você quando está ao volante?”. O objetivo foi e continua sendo proporcionar a reflexão dos motoristas sobre atitudes que levem a acidentes e o aumento das estatísticas de mortes e feridos. 

Saiba mais sobre a Semana Nacional do Trânsito