Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário de Direitos Humanos discute política sobre drogas

Seminário de Direitos Humanos discute política sobre drogas

por publicado: 27/08/2015 13h58 última modificação: 27/08/2015 13h58
Evento terá a participação do Ministério da Justiça, da Anistia Internacional e vítimas da violência, como as Mães de Acari

Brasília, 27/8/15O secretário nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Vitore André Zilio Maximiano, participa nesta quinta-feira (27) do Seminário Nacional sobre Direitos Humanos do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), que será realizado na sede da Defensoria Pública do Rio. Maximiano dividirá a mesa de abertura com o defensor público-geral do Rio, André Castro, e com o coordenador do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) da defensoria, Fabio Amado, em painel sobre A Defensoria Pública e a Política Nacional sobre Drogas.

A abertura do seminário será às 18h30 e também terá a participação da coordenadora de Programas Institucionais da Defensoria do Rio, Daniella Vitagliano, e da presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio (Adperj), Maria Carmen de Sá.

A realização do seminário nacional de direitos humanos do Condege no estado do Rio reflete a importância da instituição fluminense no panorama de proteção dos direitos fundamentais no país. Os temas escolhidos e a presença de autoridades e doutrinadores extremamente reconhecidos propiciarão debate profundo e proveitoso para a temática, estabelecendo nortes de atuação às defensorias em todos os estados e assegurando de modo mais efetivo os direitos dos grupos vulneráveis.

O evento prossegue na sexta-feira (28), a partir das 10h, com o painel Violações Institucionais de Direitos Humanos e Responsabilidade do Estado, com palestras do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio, Marco Aurélio Bezerra de Mello, e do assessor de Direitos Humanos da Anisitia Internacional, Alexandre Ciconello, além de Therezinha Maria de Jesus, mãe do menino Eduardo, morto em ação policial no Complexo do Alemão. Movimentos sociais desta e de outras comunidades, incluindo as atuantes Mães de Acari, também confirmaram presença.

O seminário será encerrado com o painel Perfis atuais da igualdade, marcado para as 14h. O tema terá abordagem do advogado e professor adjunto de Direito Constitucional da Uerj, Daniel Antonio de Moraes Sarmento, e de Renata Tavares da Costa, defensora pública do Rio, sob a mediação do presidente da Comissão de Direitos Humanos do Condege e defensor público no Estado do Piauí, Igo Castelo Branco de Sampaio.

O seminário acontecerá no Auditório Defensor Público Silvio Roberto Mello Moraes, no segundo andar da sede, com direito a seis horas de estágio para os alunos de Direito, pela OAB. O evento tem o apoio do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) em parceria com a Fundação Escola da Defensoria Pública do Rio (Fesudeperj).

SERVIÇO:

Seminário Nacional sobre Direitos Humanos do Condege

Abertura: quinta-feira (27), às 18h30

Local: Sede da Defensoria Pública do RJ (Rua Marechal Câmara, 314, Centro)

ATENÇÃO: O secretário nacional de Política sobre Drogas estará disponível para entrevistas agendadas a partir das 17h30, na sede da Defensoria.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/ 3315/ 9962