Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário internacional debaterá arquivos de ditaduras

Seminário internacional debaterá arquivos de ditaduras

por publicado: 29/05/2015 09h35 última modificação: 29/05/2015 09h35
Organizado pela Comissão de Anistia, evento reunirá especialistas de dez países na UnB

Brasília, 28/05/2015 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça realizará na próxima segunda-feira (1) o seminário internacional “Contra a impunidade e o esquecimento: justiça e arquivos”. O evento reunirá especialistas de dez países latino-americanos para comparar as experiências regionais de busca da verdade, promoção da memória e reforma das instituições.

Uma parceria com a Rede Latino-Americana de Justiça de Transição(RLAJT), o evento será das 8h30 às 18h30 na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – FINATEC da Universidade de Brasília (UnB) e está aberto ao público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em: https://goo.gl/c7Bi1F.

No evento – que reunirá especialistas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai –, os debates seguirão dois eixos: o papel do Judiciário na Justiça de Transição e os princípios e regras para preservação de arquivos sobre violações de direitos humanos por regimes ditatoriais.

Relatórios – O evento ocorre em um momento em que a divulgação do relatório da Comissão Nacional da Verdade e de diversos relatórios estaduais e setoriais trazem novas provas da prática sistemática, pelo regime ditatorial, de prisões ilegais, tortura, execuções e desaparecimentos forçados – renovando as demandas por ações de enfrentamento à impunidade e resgate da memória histórica.

Comissão – Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários.

Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

 

Serviço: Seminário Internacional “Contra a impunidade e o esquecimento: justiça e arquivos”

Quando: segunda-feira, 1 de junho, 8h30 às 18h30

Onde: Finatec – UnB (Campus Universitário Darcy Ribeiro – Avenida L3 Norte, Asa Norte, Brasília/DF)

Enlace para inscrições: https://goo.gl/c7Bi1F.

 

Ministério da Justiça

Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315