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Secretaria Nacional do Consumidor alerta para recall de veículos Honda e Chevrolet

por publicado: 04/02/2016 18h05 última modificação: 05/02/2016 17h43
As empresas protocolaram campanha de chamamento para mais de 165 mil veículos

Brasília, 04/02/16 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) informa que as empresas Honda Automóveis do Brasil Ltda e General Motors do Brasil Ltda protocolaram campanha de chamamento para realizar recall em mais de 165 mil veículos.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Honda - A Honda Automóveis do Brasil Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos Fit e City, modelos 2012 a 2014, em razão de falha no insuflador do air bag do motorista dos veículos, que pode abrir com intensidade acima do previsto.

De acordo com a Honda, a campanha de chamamento, com início do atendimento em 8 de fevereiro de 2016, abrange 164.076 automóveis produzidos no período de 4 de agosto de 2011 a 2 de junho de 2014 e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos CZ103030 a EZ503439, para modelos Fit; e C*209151 a E*307830, para modelos City. 

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Honda destacou ter constatado que "o insuflador do sistema de retenção suplementar (air bag), lado do motorista, produzido pelo fornecedor Takata Corporation, poderá apresentar expansão com intensidade acima do previsto em projeto". Desse modo, "caso o veículo seja submetido a uma colisão primordialmente frontal, de intensidade moderada ou severa, situação em que o acionamento dos air bags é esperado, poderá haver o rompimento da estrutura do insuflador, permitindo, em casos remotos, a projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo. Essas situações poderão causar danos materiais e lesões graves ou até mesmo fatais aos ocupantes e/ou terceiros".

General Motors - A General Motors do Brasil Ltda protocolou campanha de chamamento dos veículos Chevrolet Sonic, modelos 2012, 2013 e 2014, para substituição do anel de vedação da bomba de combustível, fabricado fora das especificações técnicas, que pode causar risco de vazamento de combustível e gerar incêndio no veículo.

De acordo com a GM, a campanha de chamamento, com início do atendimento em 1º de fevereiro, abrange 1.156 veículos produzidos entre 21 de janeiro de 2012 e 08 de março de 2014 e colocados no mercado de consumo com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos CB058382 a ES637073.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a GM informou ter sido constatada "a utilização de um anel de vedação da bomba de combustível fora das especificações técnicas para veículos reparados pela Rede de Concessionárias e para aqueles veículos que tiveram o anel de vedação substituído fora da Rede Chevrolet. Essa situação pode comprometer a completa vedação do tanque e permitir vazamento de combustível em eventual condição de capotamento do veículo". Caso isso ocorra, "o vazamento em questão pode permitir um princípio de incêndio em eventual contato do combustível com chama externa, com riscos de lesões aos ocupantes".

Serviços - Mais informações podem ser obtidas junto à Honda, através da Central de Atendimento pelo telefone 0800 701 3432 ou pelo site www.honda.com.br/recall/autos. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio da Central de Relacionamento Chevrolet, pelo telefone 0800 702 4200 ou pelo site www.chevrolet.com.br. Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça - justica.gov.br.

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