Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senacon alerta para recall de veículos Jaguar e Maserati

Destaque

Senacon alerta para recall de veículos Jaguar e Maserati

por publicado: 08/07/2016 14h29 última modificação: 08/07/2016 14h29
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e gratuitamente

Brasília, 08/07/16 - A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC)  informa que a Jaguar e Land Rover Brasil Indústria e Comércio de Veículos LTDA e a Via Itália Comércio e Importação de Veículos LTDA (importadora da marca "Maserati" no Brasil) protocolaram campanha de chamamento de seus veículos.

Jaguar- A Jaguar e Land Rover Brasil Indústria e Comércio de Veículos LTDA protocolou campanha de chamamento dos veículos Jaguar, modelos XF e XJ, anos/modelos 2013 a 2015, em razão da possibilidade de falha no acionamento do alternador, na bomba de água, no ar condicionado e na direção hidráulica dos automóveis, decorrente de folga ou desprendimento da polia do motor.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

De acordo com a Jaguar, o recall, com início em 4 de julho de 2016, abrange 691 automóveis, importados, produzidos no período de 20 de março de 2012 a 21 de julho de 2015, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre o intervalo SAJAA12U0DPV50918 a SAJAA12U2EPV57449.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Jaguar e Land Rover destacou ter constatado "que o parafuso de fixação da polia poderia afrouxar com o tempo, levando a uma folga ou desprendimento da polia do motor". Nessa condição, "o acionamento do alternador, bomba de água, ar condicionado e direção hidráulica pode falhar. Como resultado, o motorista pode constatar o acendimento de luz de aviso de carga de bateria, superaquecimento do motor e falha no sistema de ar condicionado. Pode também haver o aparecimento de luz de mau funcionamento no painel de instrumentos seguida de redução de assistência de direção hidráulica. Apesar da direção permanecer funcional, haverá a necessidade de maior esforço para manobras rápidas, aumentando o risco de acidentes, com possibilidade de danos físicos e/ou materiais a ocupantes e terceiros".

 

Maserati - A campanha da Via Itália Comércio e Importação de Veículos LTDA se refere aos veículos Maserati, modelos Quattroporte GTS, Quattroporte SQ4, Quattroporte S, Ghibli SQ4, Ghibli S e Ghibli, modelos 2014 a 2016, em razão da possibilidade de quebra da trava do tapete do motorista, com risco de o pedal do acelerador ficar preso e o veículo acelerar inadvertidamente.

De acordo com a Via Itália, a Campanha de Chamamento, com início imediato de atendimento, envolve os automóveis com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos ZAMSS57B0F1147873 a ZAMRT57B0F1160673.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Via Itália destacou ter constatado que "as travas que prendem o tapete dianteiro do lado do motorista no piso podem se quebrar". Nessa condição, "a quebra em uma dessas travas pode permitir que o tapete deslize para a frente e acarretar a possibilidade de o pedal do acelerador ficar preso em posição de operação - inclusive de aceleração. Isto poderia assustar o operador do veículo, aumentando consideravelmente o risco de colisão".

 

Serviço

Mais informações podem ser obtidas junto à Jaguar e Land Rover, por meio do telefone 0800 729 1420, do e-mail cliente@jaguarbrasil.com.br, ou pelo site www.jaguarbrasil.com.br.

 Mais informações podem ser obtidas junto à Via Itália, por meio do telefone (11) 3837-0709, ou pelo e-mail consultor@viaitallia.com.br.

Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – justica.gov.br.