Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp inicia Curso de Análise Criminal em Pernambuco

Destaque

Senasp inicia Curso de Análise Criminal em Pernambuco

por publicado: 10/05/2016 12h53 última modificação: 10/05/2016 12h53
Secretária Regina Miki também fez a entrega coletes femininos às policiais do estado

 Brasília, 10/05/16 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) iniciou, na última segunda-feira (09), no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco, em Recife (PE), a 4ª edição do Curso de Análise Criminal para capacitar 40 policiais civis e militares e demais profissionais, que atuam como gestores locais de segurança pública na redução e controle de homicídios.

A iniciativa é uma das ações de fortalecimento dos núcleos de análise criminal nos estados, sob coordenação do Departamento de Ensino, Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal da Senasp. O objetivo é auxiliar no aprimoramento das ações de sistematização e análise dos dados de segurança pública, desde a tabulação dos registros sobre crimes e análise dos padrões de vitimização e atividades criminais até a identificação das causas e formas de intervenção à violência.

Durante o curso, que segue até o dia 27 de maio, os profissionais de segurança pública poderão atualizar o conhecimento sobre operacionalização da análise criminal, aplicações de estatística criminal, instrumentos e técnicas de coleta de informações e diferentes tipos de mapas criminais. Os analistas auxiliam o policiamento ostensivo e investigativo, identificando locais, dias e horários críticos de ocorrências.

De acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki, que participou da abertura do curso, a capacitação em Pernambuco é essencial nas tentativas de se reduzir as taxas de homicídio naquela região, uma vez que dados de 2014 mostram que mais de 40% desse tipo de crime no Brasil aconteceram no Nordeste.

“O Diagnóstico dos Homicídios no Brasil publicado pela Senasp, no ano passado, aponta que, em 2014, foram registrados 18.971 homicídios no Nordeste, um índice que corresponde a 33,76 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, considerada a maior taxa dentre as regiões. Nossa ideia é justamente diminuir esses números”, ressalta a secretária.

Com esta nova turma, o número de profissionais capacitados em todo o país no Curso de Análise Criminal chega a 268, somando-se os quantitativos de alunos desde o ano de 2012, o que representa um investimento de R$ 1,2 milhão por parte da Senasp, destinado ao custeio de passagens, diárias e hora-aula dos professores e discentes. Já o governo do estado responsabiliza-se com o apoio logístico, desde o translado dos profissionais até a disponibilização de local e equipamentos para a realização do curso.

Está prevista ainda a abertura de uma nova turma do Curso de Análise Criminal para o segundo semestre deste ano, desta vez em Belém/PA, tendo como principal público-alvo policiais das regiões Norte e Centro-Oeste. Só em Pernambuco, a Senasp investiu, no período de 2011 a 2015, R$ 95,5 milhões em cursos de qualificação, capacitações para implementação dos Programas ‘Brasil Mais Seguro’ e ‘Crack, é Possível Vencer’, bolsa formação e convênios de ensino, pesquisa e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do estado.

Coletes

Durante o evento, a Senasp realizou a entrega de 928 coletes balísticos femininos para as profissionais de segurança pública de Pernambuco, sendo 511 para policiais militares e 417 para policiais civis. Adquiridos com verba do Fundo Nacional de Segurança Pública e da Estratégia Nacional de Fronteira, os coletes específicos para mulheres são mais leves, possuem bojos e se ajustam à anatomia feminina, com os mesmos níveis de proteção dos coletes masculinos.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315