Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp lança estudo sobre educação e redução de homicídios

Destaque

Senasp lança estudo sobre educação e redução de homicídios

por publicado: 11/05/2016 19h19 última modificação: 12/05/2016 11h20

Brasília, 11/05/16 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançaram hoje (11), em Brasília, o estudo Indicadores Multidimensionais de Educação e Homicídios nos Territórios Focalizados pelo Pacto Nacional pela Redução de Homicídios.

Confira a íntegra do estudo

Confira as fotos do lançamento

 De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, o documento tem o objetivo de apresentar o papel central que a educação desempenha para mitigar a criminalidade violenta. "Foi realizado um mapeamento das condições educacionais nas escolas e nos bairros em que se observou a incidência de homicídios em 2014, dentre os 81 municípios que são o foco do Pacto Nacional de Redução de Homicídios e que concentravam 48,6% dos homicídios do país naquele ano", definiu.

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina de Luca Miki, explicou que são necessárias políticas sociais para combater a criminalidade. “Já ficou registrado na nossa cabeça que segurança pública não se faz só com órgãos de polícia. Nessa linha de abrir os horizontes para trabalhar com segurança pública, uma delas é trabalhar com políticas sociais e a principal é a educação”, disse.

Segundo o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e responsável pelo estudo, Daniel Cerqueira, o Brasil responde por mais de 10% do total de homicídios do planeta, com cerca de 65 mil homicídios por ano, e defendeu a importância da redução de homicídios. "A ideia de que prender, encarcerar e colocar a polícia para matar os bandidos não resolve. Dentro dos condicionantes que levam o indivíduo ao caminho do crime há uma pedra angular que se chama educação. Educação é a grande peça transformadora para evitar que as crianças sejam os bandidos de amanhã”.

Também participaram do lançamento o chefe de gabinete do Ipea, Fábio Sá e Silva, e Larissa Assis Pinho, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315

Conteúdo
160510_notatecnica_diest_18.pdf by Allan.silva — last modified 12/05/2016 11h14