Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp monitora Programa Brasil Mais Seguro em SE e AL

General

Senasp monitora Programa Brasil Mais Seguro em SE e AL

por publicado: 07/04/2014 15h34 última modificação: 15/04/2014 14h46

Brasília, 7/4/14 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) visita Sergipe (SE) e Alagoas (AL) para monitorar as ações pactuadas entre o MJ e os estados no combate a criminalidade.

O evento faz parte do Programa Brasil Mais Seguro (BMS) e ocorre entre os dias 7 e 10 de abril. O monitoramento conta com a participação da diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Senasp/MJ, Cristina Villanova.

Em Sergipe, as reuniões do monitoramento se concentram na Secretaria de Segurança Pública do estado. Em Alagoas, ocorre principalmente na Secretaria de Estado de Defesa Social do estado.

Alagoas foi o primeiro estado que implementou o Programa, em 27 de junho de 2012. Já Sergipe, implementou em 27 de setembro de 2013. Em 2012, a Senasp investiu mais de R$ 40 milhões, em Alagoas. Enquanto para Sergipe, foi repassado mais de R$ 44 milhões até 2014.

Até 2013, o governo federal já investiu mais de 198 milhões na implementação do BMS nos quatro estados participantes do Programa: Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.

O valor é utilizado em diversas ações, como: no reaparelhamento de delegacias da polícia civil, na implantação de bases móveis de policia de proximidade, na estruturação e na ampliação da perícia, no aperfeiçoamento tecnológico e em cursos de capacitação para profissionais de segurança pública.

O programa já traz resultados. Nos primeiros 16 meses de implantação, Alagoas registrou uma redução de 13% nos índices de homicídios. Na capital Maceió, no mesmo período, essa redução foi de 21%.

O Brasil Mais Seguro é um Programa do governo federal lançado em junho de 2012 e tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade violenta por meio da atuação qualificada e eficiente dos órgãos de segurança pública, de forma articulada com o sistema de justiça criminal.

 Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315