Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Senasp realiza Encontro Técnico Anual de Coordenadores do Proerd

General

Senasp realiza Encontro Técnico Anual de Coordenadores do Proerd

por publicado: 20/06/2013 11h36 última modificação: 20/02/2014 14h39

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) realizou, entre os dias 18 e 20, em Brasília-DF, o Encontro Técnico Anual dos Coordenadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Com o objetivo de discutir ações de fortalecimento e integração das políticas de prevenção nas escolas, o evento reuniu cerca de 100 profissionais, dentre pedagogos, facilitadores e policiais militares que atuam como instrutores e mentores do projeto em todo o país.

Durante o Encontro, foram analisadas as atividades realizadas entre 2011 e 2012 e o conteúdo do curso nacional de instrutores. Os coordenadoresdiscutiram a proposta de expansão para os municípios que passaram a implementar, em 2013, o Programa ‘Crack, é possível vencer’, cujas ações incluem capacitação dos profissionais do Proerd. Foram realizadas oficinas de trabalho para alinhar conceitos, estratégias e perspectivas quanto às políticas de prevenção primária ao uso e ao abuso de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes.

A meta da Senasp até 2014 é formar, em cursos presenciais, 3.240 instrutores do Proerd, além de 3.300 policiais do programa no curso de educadores, por meio da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD). De 2004 a 2011, a Senasp investiu, por meio de convênios, R$ 14,9 milhões em projetos estaduais relacionados ao Proerd. A partir de 2012, iniciou-se o processo de execução direta dos cursos de formação de instrutores e mentores do Proerd, sendo investidos mais de R$ 1,1 milhão para a formação de 392 novos instrutores e 108 novos mentores.

O policial militar do Proerd atua junto à comunidade escolar, buscando desenvolver competências sociais, tais como habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, protagonismo infanto-juvenil e autonomia. O Proerd está presente em todos os estados e no Distrito Federal, já tendo atendido mais de 20 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. Os currículos do Programa são voltados a pais e a alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental e da educação infantil.