Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Setor privado discute Estratégia de Não Judicialização

Destaque

Setor privado discute Estratégia de Não Judicialização

por publicado: 10/11/2014 11h02 última modificação: 10/11/2014 13h30
Secretaria de Reforma do Judiciário reúne representes de instituições para discutir métodos de resolução de conflitos e mediação

Brasília, 7/11/14 – A Estratégia Nacional de Não Judicialização (Enajud), em implementação pela Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), promoverá, nos dias 10 e 11 de novembro, reuniões dos três Grupos Temáticos de Trabalho (GTTs) do setor privado, que congregam representantes de instituições financeiras, empresas de telecomunicação e do varejo. As reuniões terão como objetivo avaliar e monitorar as ações já realizadas por cada um dos GTTs, bem como encaminhar as metas e o cronograma do ano de 2015.

A Enajud foi criada em julho de 2014 pela Portaria Interinstitucional nº 1.186, assinada pelos Ministros da Justiça, da Advocacia-Geral da União, da Previdência social, e pelo Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, com vistas a promover o uso de métodos autocompositivos de resolução de conflitos – como a mediação e a conciliação.

O objetivo foi estabelecido após estudos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que constataram serem o setor público, instituições financeiras, empresas de telecomunicação e do varejo as responsáveis por aproximadamente 95% das ações ajuizadas entre os 100 maiores litigantes no país.

Nesse sentido, foram criados os GTTs, que contam com representantes de cada um desses setores, de forma a incentivar o uso eficiente de métodos autocompositivos a fim de permitir a gradual diminuição de demandas ajuizadas, assegurando a celeridade e a efetividade do processo judicial.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315