Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema de Doações do MJ vai agilizar programas de aquisição de bens para estados e municípios

Sistema de Doações do MJ vai agilizar programas de aquisição de bens para estados e municípios

por publicado: 17/12/2015 16h51 última modificação: 17/12/2015 19h14

 

Brasília, 17/12/15 - O Ministério da Justiça apresentou na manhã desta quinta-feira (17), um novo sistema de execução de políticas públicas federais. Uma alternativa aos convênios celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal que envolvam a transferência de recursos oriundos do Orçamento Fiscal. 

Com o objetivo padronizar a operacionalização de programas por meio de doações, o Side (Sistema de Doações e Equipagem) foi criado para diminuir custos de execução e dar mais transparência ao processo de aquisição de bens para estados e municípios.  

Na ocasião, o Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira, destacou o esforço dos servidores do MJ no desenvolvimento desta nova ferramenta que busca dar eficácia e permitir um maior controle para efetivação de uma política pública. “Os convênios oneram a Administração Pública, com um custo de gestão que chega a 30% do valor repassado. Na doação, o valor  pode ser 25 vezes menor e com maior garantia de execução. Além de facilitar a vida dos gestores, uma vez que o novo sistema pode ser utilizado por qualquer órgão da Administração Pública, a partir da customização e adaptação para a necessidade de cada instituição”, enfatizou. 

Inspirado no sistema de doações desenvolvido pela Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), o SIDE é uma iniciativa que já conta com uma série de melhorias e adaptações que também serão absorvidas pela Secretaria. 

Ao relatar a experiência adquirida com a utilização do sistema, o  diretor de Gestão da SDH, Marco Antonio Juliatto, falou sobre a economia processual gerada com a redução de cerca de 60% de gastos com papel, além de diminuir as  despesas com Correios. 

No Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) será a primeira unidade a utilizar o sistema em seus programas e projetos. 

Com uma eficiência administrativa 10 vezes superior à de convênios, o SIDE foi desenvolvido para executar programas federais de modo descentralizado através de doações diretas, com menores custos operacionais e possibilitando o atendimento a um número maior de unidades da federação. 

O SIDE é um software livre, desenvolvido pelo Ministério da Justiça,  e que já se encontra a disposição de todos os órgãos da Administração Pública Federal, por meio do Portal do Software Público Brasileiro.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928