Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema interamericano de proteção aos consumidores é lançado na OEA

Sistema interamericano de proteção aos consumidores é lançado na OEA

por publicado: 11/12/2014 17h28 última modificação: 12/12/2014 17h56
Países poderão emitir alertas, compartilhar informações e monitorar produtos que possam colocar em risco os consumidores

Brasília, 11/12/14 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) participou, nesta quinta-feira (10), do lançamento do Sistema Interamericano de Alertas Rápidos das Américas (SIAR), ocorrido na reunião do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA). No evento, a Senacon representou o Comitê Gestor da Rede Consumo Seguro e Saúde das Américas (RCSS).

O SIAR, que conta com o apoio financeiro do governo brasileiro, permitirá que os países membros da OEA possam emitir alertas, compartilhar informações e monitorar produtos que possam colocar em risco a vida dos consumidores.

A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, que também preside o Comitê Gestor da RCSS, apresentou o funcionamento do SIAR aos os membros participantes.

“É uma honra para o Brasil presidir o Comitê de Gestão da RCSS e participar dessa importante entrega aos consumidores das Américas. O SIAR inaugura uma nova realidade. A partir das informações e atuações em conjunto entre os países da OEA, será possível maior proteção aos consumidores, maior segurança dos produtos comercializados na região que, seguramente, contribuirá para desenvolvimento econômico e social dos estados membros”.

O representante da Missão do Brasil na OEA, ministro Breno Costa, afirmou que o SIAR foi muito bem recebido. “O sistema vai trazer grandes benefícios diretos para os consumidores. Foi algo positivo porque ele traz a OEA para perto do cidadão comum, propiciando ações concretas”, afirmou o ministro. Costa afirmou ainda que os países demonstraram imensa satisfação com o lançamento do sistema e com o trabalho que vem sendo feito na Rede Consumo Seguro e Saúde.

Intercâmbio
O lançamento do SIAR se insere nas atividades da RCSS, criada com o objetivo de promover o intercambio de informações e experiências relacionadas ao consumo seguro e saúde, formar e capacitar agentes públicos e criar um sistema de alertas na região das Américas.

Trata-se do primeiro esforço interamericano para contribuir com a conformação e consolidação dos sistemas nacionais e regionais destinados a garantir a segurança dos produtos e a proteção dos consumidores. O Brasil, representado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e pela Senacon, além de membro fundador, preside hoje o Comitê Gestor da Rede.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315