Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SNJ e UNODC capacitam profissionais para combate ao tráfico de pessoas

SNJ e UNODC capacitam profissionais para combate ao tráfico de pessoas

por publicado: 03/11/2014 13h46 última modificação: 03/11/2014 13h46

Brasília, 3/11/14 – De hoje (3) até sexta-feira (7), a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) capacitam equipes de profissionais do sistema de Justiça e segurança pública para atuarem no combate ao tráfico de pessoas. O curso, que acontece em Brasília, vai preparar agentes de todo Brasil para proteger e apoiar as vítimas do crime e cooperar de forma eficaz entre si.

Participam da capacitação profissionais com distintos perfis, que podem vir a trabalhar no mesmo caso em diferentes funções. O curso, considerado boa prática nos países onde já foi aplicado, promove cooperação internacional  e integra aqueles que lidam com tráfico de pessoas.

“Buscamos essa parceria com o órgão especializado da ONU porque sabemos da natureza muitas vezes transnacional desse tipo de crime. Nosso objetivo é potencializar tanto as ações de prevenção quanto as de repressão”, justifica Paulo Abrão, secretário nacional de Justiça.

Outro objetivo do curso é formar multiplicadores de informação em áreas essenciais, como a fase investigativa e do processo penal. Os elementos de destaque da formação são a fase de identificação de casos de tráfico de pessoas, investigações, entrevistas, coleta e troca de informações, processo penal e os cuidados com as vítimas no decorrer de todas essas fases.

Entre os especialistas que ministrarão o curso estão profissionais em criminologia, psicologia, representantes do Ministério da Justiça, da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores, representantes da sociedade civil e profissionais internacionais da área de investigação.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315