Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sociedade civil participa da política de classificação indicativa

Sociedade civil participa da política de classificação indicativa

por publicado: 21/07/2014 20h15 última modificação: 22/07/2014 13h48

 

Brasília, 21/7/14 – Um seminário em Brasília reuniu nesta segunda-feira (21) os selecionados para participar do Projeto Classifique, que vai treinar voluntários para colaborar com o processo de classificação indicativa de programas de televisão, filmes, aplicativos e jogos. Os participantes, de vários estados do Brasil, têm entre 19 a 50 anos e formações em diversas áreas do conhecimento. O projeto foi idealizado pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) para ampliar a participação social na política pública de Classificação Indicativa.

“A parceria com a sociedade civil na construção de políticas importantes, como as que envolvem a proteção da criança e adolescente, ajuda a impedir que elas reflitam única e exclusivamente pensamentos governamentais. A participação direta da sociedade na aplicação dos critérios da classificação indicativa era o passo que faltava nesse processo”, ressalta o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Depois do treinamento, os classificadores voluntários estarão habilitados a contribuir com o monitoramento realizado pelo Ministério da Justiça. Os classificadores habilitados podem exercer a tarefa por um ano, com possibilidade de prorrogação.

"Tive uma primeira impressão excelente, principalmente no comprometimento e na imparcialidade. Meu desejo é absorver o máximo de conhecimento que nos será passado nesses dias para poder aplicar de forma coerente a política de classificação indicativa", destacou o assistente executivo William de Almeida, de 29 anos.

Aplicativo
Durante a abertura do seminário, foi lançado um aplicativo sobre classificação indicativa, que será disponibilizado para todos os professores da rede pública de ensino. Além de informações sobre a política, o dispositivo permitirá o acesso a um banco de dados de todas as obras classificadas e a um Guia Prático, que poderá ser usado para fomentar o debate em sala de aula.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Goiás e o Ministério da Educação.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315