Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tocantins ganha observatório de informações sobre Drogas

General

Tocantins ganha observatório de informações sobre Drogas

por publicado: 26/03/2014 00h00 última modificação: 27/03/2014 17h24

Brasília 26/3/14 – O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore Maximiano, participou da inauguração do Observatório Tocantinense de Informações sobre Drogas (Otid), nesta quarta-feira (26), em Palmas (TO).

O Observatório Tocantinense é um espaço virtual destinado a divulgar informações e conteúdo locais, nacionais e internacionais, referente ao uso de substâncias ilícitas. No portal serão disponibilizadas pesquisas, propensão, análises e operações de enfrentamento contra o álcool e outras drogas. Haverá ainda um link que disponibilizará informações sobre os locais em que o usuário poderá encontrar o tratamento adequado e próximo de seu domicílio.

De acordo com o secretário, através do Otid a população pode ter acesso ao conselho de grupos de apoio, legislação, fóruns e arquivos multimídias, entre outros.

Em entrevista na manhã de hoje (26) ao programa Bom Dia Tocantins, Vitore Maximiano destacou a importância da parceria entre o governo federal e o governo do estado. “Esta é uma parceria importante entre tantas outras, também na ampliação da rede de cuidados e de tratamentos aqui do estado”, disse.

Durante a entrevista, Vitore Maximiano também ressaltou as medidas tomadas pelo governo federal para combater o uso de drogas no país. Segundo o secretário, a primeira medida são as ações de prevenção, o qual destacou o lançamento de dois editais do VIVAJOVEM, destinados a municípios e entidades sem fins lucrativos, e que irão prover recursos públicos para ações de promoção à saúde, proteção contra o abuso de álcool e drogas e combate à violência contra jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O secretário concluiu sua fala afirmando que o governo federal tem vários projetos importantes com os governos dos estados e municípios, e que as ações devem ser integradas.

“Eu alio a questão da prevenção às ações de cuidado, às ações de tratamento. São ações fundamentais para oferecer uma rede de serviços para quem está vivendo este grave problema, que é a dependência química”.

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315