Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tribunal de Contas do Piauí recebe curso de combate à lavagem de dinheiro

Tribunal de Contas do Piauí recebe curso de combate à lavagem de dinheiro

por publicado: 05/08/2014 11h28 última modificação: 05/08/2014 11h28

Brasília, 8/5/14 – O Ministério da Justiça promove, de 5 a 7 de agosto, o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) no Tribunal de Contas do Piauí. A capacitação é voltada para agentes públicos do estado. Esse será o 9º PNLD promovido em 2014 pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ). Cerca de cem participantes irão  assistir palestras  e discutir casos práticos.

“A corrupção e a lavagem de dinheiro são crimes complexos praticados por organizações criminosas que tentam dar uma aparência lícita a recursos de origem ilícita. Por isso nem sempre é fácil identificar e punir esses criminosos. A atuação dos tribunais de contas é fundamental para auxiliar o Estado no combate à corrupção na administração pública. Portanto, investir em capacitação é peça-chave para essas instituições”, comenta o Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

“Uma das competências institucionais do DRCI/SNJ é justamente a difusão de informações para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional. E o PNLD atua nessa direção. Já são dezenas de órgãos e mais de 13 mil agentes públicos capacitados em todo o país”, explica o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi.

O programa nasceu em 2004 como resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). A iniciativa objetiva a troca de experiências, metodologias e conhecimentos entre os participantes do curso, promovendo maior efetividade na prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. Diversos órgãos já participaram, como ministérios públicos, polícias civis, Polícia Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Banco Central e Controladoria Geral da União (CGU).

Para mais informações, contate pnld@mj.gov.br

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315