Você está aqui: Página Inicial > Notícias > União e RS discutem integração de informações de segurança

Destaque

União e RS discutem integração de informações de segurança

por publicado: 22/12/2017 19h12 última modificação: 22/12/2017 19h17
Governos federal e estadual planejam intensificar compartilhamento de dados por meio do Sinesp

Brasília 22/12/2017  - O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul planejam ampliar a integração de dados sobre crime e violência no estado e no Brasil. A parceria foi tema de reunião na quinta-feira (21), em Porto Alegre (RS) e deve ser intensificada em 2018.

Na proposta apresentada titular da SSP, Cezar Schirmer, está a ampliação da integração já existente por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). O objetivo é melhorar a prestação de serviços à população.

O governo federal pretende contar com o apoio do Rio Grande do Sul no fortalecimento desse banco de dados único para a segurança pública em todo país. “O estado se encontra em um estágio de organização avançado, o que nos dá mais segurança e permite várias possibilidades. Nosso principal objetivo é estruturar um banco de dados único, que beneficie o trabalho todos os seus usuários”, afirmou Rinaldo de Souza, diretor de Pesquisa e Análise da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ).

 

A criação de um banco de dados único é vista com bons olhos pelo secretário Cezar Schirmer. Ele frisou a necessidade de dialogar a respeito do projeto, tendo em vista a efetividade das soluções já utilizadas no RS. “Tenho convicção de que avançaremos muito na medida em que dispusermos de um sistema que forneça informações de todo Brasil. No entanto, é necessário levar em consideração o trabalho bem-sucedido já realizado em nosso estado”, ponderou.

 

A partir de agora, representantes da secretaria de segurança e das instituições vinculadas irão se reunir com técnicos da Senasp para conhecer mais sobre a proposta do governo federal e deliberar acerca daquilo que pode vir a ser utilizado. A intenção do estado é colaborar com o processo e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade das ações já desenvolvidas e testadas instituições gaúchas.

 

A reunião contou com a participação do secretário-adjunto da SSP, coronel Everton Oltramari; do comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Andreis Silvio Dal’Lago; do chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt; do diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, Eduardo Lima Silva, do subcomandante-geral da BM, coronel Mario Ikeda; do diretor do Departamento de Integração, Planejamento e Política de Segurança Pública, coronel Eduardo Biacchi; e do diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública, delegado Rodrigo Pohlmann, além do coordenador-geral do Sinesp, Denilson  da Silva.

 

Sinesp

 

O Sinesp é um sistema criado é gerenciado pela Senasp que reúne e compartilha bancos de dados, ampliando integração na segurança pública. Ele  está estruturado no ambiente online através de um portal de informações integradas, onde possível consultar dados operacionais, investigativos e estratégicos sobre segurança pública, justiça, sistema prisional e diversas outras áreas correlatas.

 

O novo formato do Sinesp reúne 14 soluções, com módulos voltados para o atendimento ao cidadão, soluções que ampliam a segurança dos dados, promovem auditoria das informações e permitem o acompanhamento em tempo real das atividades das forças policiais.

 

Dentre as soluções que mais se destacam estão o Sinesp PPE (Procedimentos Policiais Eletrônicos) que disponibiliza em meio digital todos os procedimentos policiais eletrônicos utilizados nas delegacias brasileiras, como o boletim de ocorrência, o auto de prisão em flagrante e até mesmo o inquérito policial.

 

Também se destaca o Sinesp CAD (Central de Atendimento e Despacho), uma solução digital que tem por objetivo otimizar o cadastro de ocorrências e despacho de equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros e que foi apresentada na reunião.  “O Sinesp CAD oferece um controle de equipes disponíveis ao atendimento nas ruas, visualizações dos incidentes em tempo real no mapa, sistemas de monitoramento de viaturas, autenticação de usuários e opção de acesso off-line”, explicou Denilson  da Silva,  coordenador-geral do Sinesp.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg