Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop Grotius debate cooperação jurídica entre os países de fronteira

General

Workshop Grotius debate cooperação jurídica entre os países de fronteira

por publicado: 18/11/2013 17h06 última modificação: 20/02/2014 09h53

 

Especialistas e autoridades brasileiras e estrangeiras vão participar em Brasília do III Workshop Grotius Cooperação nas Fronteiras, nestas terça e quarta-feira (19 e 20/11). O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), tem como objetivo a troca de informações sobre o trabalho de cooperação jurídica internacional nessas regiões.

 

Representantes dos países de fronteira com o Brasil também participam do evento. A ministra do STJ, Eliana Calmon, o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão e outras autoridades ligadas à matéria compõem a mesa de abertura.  As palestras serão ministradas por representantes do Executivo, Ministério Público e do Poder Judiciário.


Grotius
O Programa Nacional de Difusão de Cooperação Jurídica Internacional (Grotius) Brasil foi instituído pelo Ministério da Justiça em 2010 para incentivar e promover a capacitação de agentes públicos, fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmica e viabilizar publicações a partir de resultados obtidos por meio de investigação científica sobre o tema da Cooperação Jurídica Internacional.

 

O programa brasileiro segue o modelo do bem-sucedido Grotius implementado na União Européia, dedicado à cooperação jurídica internacional. O Grotius Brasil se apóia em três áreas: capacitação de agentes públicos; publicação de obras e estudos; incremento do ensino, da pesquisa e da extensão universitários.


Os cursos Grotius já capacitaram centenas de acadêmicos e operadores do direito (advogados, juízes, membros do Ministério Público e defensores públicos).

 

Serviço
III Workshop Grotius Cooperação nas Fronteiras
Data: 19/11 (abertura)
Horário: 9h
Local: Auditório da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf) – Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 21, Brasília - DF


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br