Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop discute melhorias no atendimento aos imigrantes em situação de vulnerabilidade

General

Workshop discute melhorias no atendimento aos imigrantes em situação de vulnerabilidade

por publicado: 08/07/2015 09h16 última modificação: 08/07/2015 09h16
Os participantes debatem também normas e orientações para reintegração social e laboral de brasileiros que retornam do exterior

Brasília, 8/7/15 – O Brasil possui hoje cerca de 1,8 milhão imigrantes estrangeiros. O número, que representa 0,92% da população, é pequeno se comparado a outras nações que tradicionalmente acolhem pessoas de fora. No entanto, dados recentes do Registro Nacional de Estrangeiros mostram uma mudança nesse cenário. A tendência é que o Brasil receba cada vez mais pessoas de outras nacionalidades em seu território.

Para garantir políticas de acolhimento e fortalecer a capacidade do Governo Federal em gerir os fluxos migratórios, com foco na assistência e integração laboral, acontece hoje o segundo dia do workshop "Municípios de fronteiras: Mobilidade Transfronteiriça, Migração, Vulnerabilidade e Rede Local", iniciativa do Projeto MT Brasil -  Migrações Transfronteiriças: fortalecendo a capacidade do Governo Brasileiro para gerenciar novos fluxos migratórios.

O encontro reúne representantes do governo, universidades e organismos internacionais. Na pauta de discussões estão a transferência de conhecimento, implementação de equipamentos públicos de atendimento a vítimas de tráfico de pessoas e migrantes em situação de vulnerabilidade. Os participantes debatem também normas e orientações para reintegração social e laboral de brasileiros que retornam do exterior, migrantes e vítimas do tráfico de pessoas.

Durante a abertura do workshop, o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, lembrou que o Brasil é um país construído por imigração, e que o governo pretende manter a coerência histórica em receber pessoas de outras nações. “Esse encontro serve para avançarmos em estudos qualitativos e quantitativos sobre o tema, além de construir novas políticas públicas e marcos regulatórios”, ressaltou Vasconcelos.

O projeto “Migrações Transfronteiriças é financiado pela União Européia, pela Secretaria Nacional de Justiça SNJ/MJ), pelo Conselho Nacional de Imigração (Conare), Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria de Estado para Migrações da Suíça. Entre os parceiros do projeto estão o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República do Brasil (SPM).

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928