Você está aqui: Página Inicial > noticias segurança > Belém será base do Centro de Inteligência Integrada da Região Norte

Destaque

Belém será base do Centro de Inteligência Integrada da Região Norte

por publicado: 04/05/2018 16h00 última modificação: 15/05/2018 13h02
Decisão atende bancadas da Câmara e Senado e governadores

CICC

Foto: Isaac Amorim/MJ

]Brasília, 13/4/18 – O ministro Raul Jungmann, da Segurança Pública, anunciou que o Estado do Pará será sede do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da região Norte. Este será o segundo de cinco centros regionais de inteligência no contexto de uma rede nacional. O Ceará é o primeiro em fase de implantação. 

A escolha do Pará foi formalizada nesta sexta-feira (13), a pedido das bancadas parlamentares da Câmara e do Senado, em acordo com os governadores da região e avalizado pelo presidente Michel Temer, em face do recrudescimento da violência no Estado nas últimas semanas, culminando com a tentativa de invasão do Complexo Prisional de Santa Izabel na região metropolitana de Belém, na terça-feira (10), que resultou em 22 mortes. 

Outros eventos graves influíram na escolha. O assassinato de pelo menos 17 policiais militares de janeiro até agora; 12 homicídios ocorridos da tarde de segunda-feira (9). Além disso, as tentativas de resgate de presos no Complexo Prisional de Santa Isabel, são recorrentes: só este ano foram três e, em 2017, uma. 

Os Centros
A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foi concebida para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões e são compostos por agentes de inteligência de todos os Estados que as compõem, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Entre os objetivos dessa rede nacional se inserem a integração entre as agências para produção de conhecimentos estratégicos em segurança pública e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

- Com as ações desenvolvidas nesses centros, pretendemos desenvolver a capacidade de integração entre as agências de inteligência para produzir conhecimentos estratégicos, viabilizar o acesso ao conteúdo das bases de dados das diversas instituições de segurança e manter o acompanhamento sistemático sobre os temas de interesse de segurança pública", resume o ministro Raul Jungmann.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Extraordinário da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962
imprensa.mesp@gmail.com