Você está aqui: Página Inicial > noticias segurança > Campanha mira no combate à tuberculose em presídios de todo o país

Destaque

Campanha mira no combate à tuberculose em presídios de todo o país

por publicado: 06/06/2018 17h07 última modificação: 13/06/2018 17h10
Ministério Extraordinário da Segurança Pública e Ministério da Saúde assinam termo de execução descentralizada (TED) que garantirá o repasse de R$ 27,5 milhões do Funpen para o combate à doença

Tuberculose

Diretora de Vigilância em Saúde, Denise Arakaki, e coordenadora de Promoção da Cidadania do Depen, Mara Fregapani, detalham a ação

Brasília, 6/6/2018 - Nesta quarta-feira (06), foi lançado o projeto “Apoio ao desenvolvimento de ações em saúde para a comunidade carcerária com foco na tuberculose”fruto da cooperação técnica entre o Departamento Penitenciário Nacional vinculado ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública - Depen/Mesp; Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose – CGPNCT; vinculada ao Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Com objetivo de ampliar e reproduzir campanha de educação em saúde para a comunidade carcerária, o projeto garantirá o repasse de R$ 27,5 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para o combate à tuberculose nos presídios brasileiros, sensibilizando para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, com vistas a diminuir o preconceito relacionados à doença.

A tuberculose (TB) continua sendo um importante problema de saúde mundial, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países prioritários para TB e 19º na lista dos 30 países prioritários para TB-HIV.

Segundo Carlos Felipe Alencastro F. de Carvalho, diretor-geral do Depen, a ação é importante, uma vez que visa a integração entre ministérios que tem como objetivo comum o controle da tuberculose no sistema prisional. “O desenvolvimento dessa ação propicia que sejam elaboradas estratégias inovadoras, contribuindo para o diagnóstico precoce e o seu devido tratamento”, salientou.

De acordo com a coordenadora-geral de Promoção da Cidadania do Depen, Mara Fregapani, a campanha será realizada em mais de 1.440 unidades prisionais que abrigam cerca de 726 mil pessoas privadas de liberdade, segundo dados de junho de 2016. Além de detentos, as ações também serão voltadas, segundo ela, a familiares de presos e profissionais que trabalham nas unidades.

Quais as prioridades do projeto?
Essa ação tem como prioridade a utilização de estratégias de educação em saúde entre pares, a partir de campanha de comunicação dirigida à comunidade carcerária (familiares, profissionais da saúde e segurança e Pessoas Privadas de Liberdade), com o objetivo de reordenar a rede a rede de atenção à saúde com o objetivo de diagnosticar e tratar precocemente todos os casos suspeitos de TB identificados na comunidade carcerária.

Qual a abrangência da campanha?
A campanha será produzida para toda a comunidade carcerária do país e terá intervenções de educação em saúde e organização da rede de atenção à saúde em 75 unidades prisionais prioritariamente porta de entrada para o sistema prisional, com representação nas 27 unidades federadas do país.

Quando iniciam as atividades do projeto?
 A partir de um diagnóstico situacional das ações de tuberculose implementadas intramuros, o plano de execução e pactuação do projeto está sendo finalizado para a execução nos territórios. Posteriormente ao lançamento da campanha, oficinas regionais serão realizadas com os municípios elencados e a rede de atenção para pactuação e organização dos fluxos de trabalho.

Com informações do Serviço de Comunicação Social do Depen


IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério Extraordinário da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962
imprensa.mesp@gmail.com