Você está aqui: Página Inicial > noticias segurança > Operação Luz na Infância 2 prende 251 pessoas em flagrante em todo o país

Destaque

Operação Luz na Infância 2 prende 251 pessoas em flagrante em todo o país

por publicado: 17/05/2018 17h15 última modificação: 18/06/2018 17h19
Parceria entre 24 estados e o Distrito Federal teve como objetivo o combate a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes

Brasília, 17/5/2018 – O Ministério Extraordinário da Segurança Pública (Mesp) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Luz na Infância 2, com objetivo de apreender de conteúdos relacionados a crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Foram cumpridos 579 mandados e registradas 251 prisões em flagrante.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, destacou a grandeza da operação contra a pedofilia no país. “Essa é a maior ação integrada envolvendo policiais civis de todo o Brasil”. Ele também comentou a importância desse tipo de política nacional de segurança. “Essa política faz com que todas as forças de segurança possam atuar conjuntamente, em todo o território nacional, apresentando resultados que vão ao encontro do desejo de todos: mais segurança e menos violência”. 

A ação foi realizada em parceria com as Polícias Civis de 24 estados e do Distrito Federal. Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dint/Senasp/Mesp), com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.

Esse conhecimento produzido durante quatro meses foi repassado às Polícias Civis – em especial delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e repressão a crimes informáticos – que instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais a expedição dos mandados.

Entre as 251 prisões, foram registradas 128 pessoas na região Sudeste, 47 no Nordeste, 38 no Sul e 21 no Centro-oeste do país.

 Continuidade
Na primeira edição desta ação, realizada em 20 de outubro de 2017, foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Durante a apreensão desses materiais, foram identificadas e presas 112 pessoas que utilizavam esses equipamentos para produzir, guardar ou compartilhar conteúdos de pedofilia na internet.

A operação foi resultado de seis meses de levantamentos e investigações coordenados pela Senasp/Mesp e órgãos norte-americanos – Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcemente-ICE) -, em conjunto com as agências de inteligência de polícias judiciárias estaduais.

Luz na Infância
A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e obscuros os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Os acusados deste tipo de delito agem nas sombras da internet e devem ter suas condutas elucidadas e julgadas, como a de qualquer criminoso.

IMPRENSA
Assessoria de Comunicação Social
Gabinete do Ministro
Ministério Extraordinário da Segurança Pública
Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408
Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962
imprensa.mesp@gmail.com