Você está aqui: Página Inicial > noticias segurança > Sinesp Infoseg é premiado no 22º Concurso Inovação no Setor Público

Destaque

Sinesp Infoseg é premiado no 22º Concurso Inovação no Setor Público

por publicado: 28/11/2018 13h16 última modificação: 28/11/2018 13h16
Ferramenta do Ministério da Segurança Pública recebeu o troféu na categoria "Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal"

índice (2).jpg

Brasília, 28/11/2018 - A ferramenta Sinesp Infoseg, iniciativa do Ministério da Segurança Pública (MSP), coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), foi premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público, evento promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (26), durante a Cerimônia de Abertura da 4ª Semana de Inovação: serviço público para o futuro.

Mais de 168 iniciativas participaram do concurso. Ao final do processo, 15 foram premiadas em três diferentes categorias. São elas: Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital; Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal; e Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal, categoria cujo Sinesp Infoseg se sagrou uma das cinco iniciativas vencedoras.

Representando a Senasp, estiveram presentes o coordenador de Planejamento do Sinesp,  Marcelo do Nascimento Martins e o Gerente de Projetos, Benedito Sebastião de Lara Filho, integrantes da equipe participante da iniciativa Sinesp Infoseg. 

“Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho prestado, que é também uma motivação para a busca pela vanguarda no serviço e pela transformação desse e dos outros projetos Sinesp”, enfatizou Marcelo Martins.

Ainda segundo ele, essa é a terceira vez que o Projeto Sinesp é premiado pela Enap. “O primeiro foi o Sinesp JC, na 14ª edição; na 16ª edição foi a vez da iniciativa Sinesp Cidadão; agora na 22ª, o Sinesp Infoseg, o que vem estimulando as equipes do Sinesp a desenvolver mais iniciativas inovadoras”, destacou.

Sinesp Infoseg

A solução Sinesp Infoseg é uma iniciativa realizada pelo Ministério da Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com suas equipes da Diretoria de Inteligência (DINT) e da Diretoria de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal (Depaid), através de uma parceria com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro).  Trata-se de uma plataforma web e mobile que atua no desenvolvimento de soluções que melhor atendam às demandas dos profissionais de segurança pública e afins, como o fornecimento de mecanismos que permitam o acesso imediato e seguro a dados e informações de múltiplas fontes e órgãos, oferecendo aos profissionais uma maior segurança em seus processos de combate ao crime.

De uso restrito aos profissionais de segurança pública e órgãos conveniados à União, Estados e Municípios, a ferramenta permite a pesquisa inteligente de dados referentes a indivíduos, veículos, armas e outras informações essenciais à tomada de decisão e uso nos processos investigativos e de inteligência. Um dos exemplos, é que o sistema permite pesquisa com até dez argumentos simultâneos, método de busca inteligente ou em lote e o acesso a múltiplas bases de dados sobre indivíduos, armas e veículos. Tudo de forma acessível e integrado, na palma da mão.

A ideia já funciona em todo o Brasil. Ela conta com mais de 70 mil usuários que realizam milhões de consultas, resultando em uma forte redução nas chamadas de atendimento desde janeiro, resultado que explica sua premiação no Concurso Inovação.

Prêmio Enap

O Concurso Inovação é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento. A premiação valoriza as equipes de servidores públicos dedicadas a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que gerem melhoria na gestão das organizações e nas políticas e serviços públicos entregues à sociedade.

Os ganhadores da 22ª edição do Concurso Inovação no Setor Público receberam um troféu para a instituição, certificados para a equipe e o direito ao uso do selo inovação. Foi informado ainda durante a cerimônia, que cada equipe premiada será contemplada com cursos em temáticas relacionadas à inovação, na Dinamarca. A capacitação é uma iniciativa da Embaixada da Dinamarca no Brasil, uma das apoiadoras do prêmio.  

4ª Semana do Inovação

Com o tema "Serviço Público para o Futuro” , a 4ª Semana de Inovação segue até o dia 29 de novembro, no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União, em Brasília (DF). Participam do evento, grandes nomes do cenário nacional e internacional para discutir as possibilidades e os desafios da inovação no setor público.

Entre os tópicos abordados, estão as inovações e suas aplicações em políticas públicas, novas tendências em tecnologia e seus usos para gerar valor público, transformação digital no governo, promoção da sustentabilidade, inclusão, aprendizagem e diversidade através da inovação e futuros possíveis.

Durante o evento, especialistas nacionais e internacionais discutirão as possibilidades e desafios da inovação no setor público. Serão quatro dias de evento, onde serão realizadas atividades como short talks, palestras, oficinas, mesas redondas, debates e o compartilhamento de experiências (inside stories). O evento é gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2025-3135/2025-9962
ascom@seguranca.gov.br
www.seguranca.gov.br