Você está aqui: Página Inicial > noticias segurança > Brasil assume secretaria executiva da Ameripol

Destaque

Brasil assume secretaria executiva da Ameripol

por publicado: 01/08/2018 19h00 última modificação: 02/08/2018 12h14
A eleição ocorreu durante a XI Cúpula da Ameripol, em Buenos Aires. Ministro da Segurança Pública defendeu o fortalecimento da entidade e a atuação conjunta entre as polícias da América

Buenos Aires, 01/08/2018 -  O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, foi eleito, nesta quarta-feira (1), secretário-executivo da Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol). A presidência atualmente é exercida pela Argentina.

A eleição ocorreu em Buenos Aires, Argentina, durante a XI Cúpula da Ameripol que contou com a presença do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e autoridades argentinas.

Em discurso para os participantes da cúpula, Jungmann ressaltou que a Ameripol é peça chave na articulação e planejamento de operações conjuntas com ênfase nas fronteiras e no combate ao crime organizado e às facções criminosas.

“Em termos de segurança, nenhuma outra entidade tem a legitimidade e a capacidade de articular em escala continental as forças policiais, coordenar e promover ações de prevenção, investigação e repressão ao crime, além de programas de intercâmbio, formação e aperfeiçoamento das polícias”, afirmou Jungmann.

 No entanto, lembrou o ministro, é preciso que a Ameripol adquira personalidade jurídica e autonomia técnica, sem subordinação política. O Brasil defende que a Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e a Europol (Serviço Europeu de Polícia) sejam os referenciais.

 “A institucionalidade da Ameripol deverá encontrar caminho entre a Interpol e Europol, incorporando elementos de ambos. Ou seja, um convênio entre países-membros que lhe assegurem personalidade jurídica, autonomia, caráter regional, com ênfase na cooperação e construção de capacidades nacionais”, afirmou.

 Raul Jungmann lembrou que, atualmente, a Ameripol possui atuação limitada pois suas decisões “não representam a vontade dos Estados e sim das suas respectivas instituições policiais e entidades análogas”.

 Jungmann sugeriu que o estatuto da entidade seja reformado e levado à discussão na próxima cúpula, em 2019.

 “Não podemos nos limitar a acusações recíprocas, mas sim somar esforços nesta guerra contra um crime que não respeita fronteiras nem instituições. O fortalecimento da Ameripol nos ajudará a mudar o rumo desse jogo. Não podemos perder o jogo contra a insegurança, não temos segunda opção. Vamos juntos ganhar o jogo e recuperar a paz social”, afirmou.

 De acordo com o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, o Brasil atuará diretamente nesse movimento de fortalecimento e instituicionalização da Ameripol. “O Brasil tem liderado uma série de operações de combate ao crime organizado, inclusive sediando o Centro de Cooperação Policial Internacional no Rio de Janeiro, e passa agora como secretário-executivo da Ameripol a poder utilizar esse espaço para realizar operações internacionais”, explicou Galloro.

 Iniciativa Sul-americana de segurança

 O Brasil também propôs, durante a XI Cúpula da Ameripol, o lançamento de uma iniciativa sul-americana de segurança, para impulsionar ações concretas de cooperação, inteligência, capacitação e operações conjuntas, principalmente em regiões de fronteira.

 A iniciativa de segurança impulsionaria a criação e multiplicação de centros integrados binacionais ou tri nacionais nas fronteiras com a participação de policiais, agentes de imigração, da receita federal, inteligência e forças armadas.

 A Ameripol

 A Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol) foi criada em 2007, com a assinatura de 18 países integrantes, entre eles o Brasil, durante encontro de polícias da América Latina e Carine, em Bogotá, Colômbia.  Fazem parte da Ameripol, 33 unidades de polícias e 25 órgãos observadores, entre eles a Interpol.

 IMPRENSA

Assessoria de Comunicação Social

Gabinete do Ministro

Ministério da Segurança Pública

Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Ed. Sede – 4º andar – sala 408

Tel: (61) 2025-3135/3115 / 2025 9962

imprensa.mesp@gmail.com