Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Relatório da Enccla aponta avanços no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Relatório da Enccla aponta avanços no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

por publicado: 24/11/2015 15h08 última modificação: 30/11/2015 17h09
Os temas abordados no primeiro dia do evento giraram em torno das ações desenvolvidas ao longo do ano de 2015

Fortaleza, 24/11/15 - Começou nesta segunda-feira (23), em Fortaleza (CE), a 13ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O primeiro dia do evento foi dedicado à aprovação do relatório apresentado pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ) sobre ações desenvolvidas ao longo do ano de 2015. O documento foi aprovado em consenso por mais de 60 órgãos dos três Poderes, dos Ministérios Públicos e da sociedade civil.

 O secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, destacou que em 2015 a Enccla avançou nas metas estipuladas pelo grupo no ano passado. Entre elas está aquela destinada a estabelecer os padrões mínimos de programas de integridade (complience) para fins de aplicação da lei anticorrupção, e também a ação que resultou da métrica Enccla de análise de transparência de órgãos públicos. Esse último resultado já será aplicado este ano em todos os municípios. O ranking elaborado pela Estratégia sobre o graus de transparência das entidades será divulgado no dia 9 dezembro.

 “O combate à corrupção e à lavagem de dinheiro se faz de três maneiras: de forma estruturante, capazes de mudar as instituições e as leis; de forma continua, com as instituições permanentemente atentas ao aperfeiçoamento; e de forma articulada, atuando em conjunto, como vem acontecendo por meio da Enccla nesses últimos 13 anos”, ressaltou.

 Outras 15 novas ações começam a ser discutidas a partir desta terça-feira (24). O plano do ano seguinte será divulgado na quinta-feira (26), quando se encerra o evento e dá-se início às novas e metas para combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em 2016.

 

Ministério da Justiça

facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr

www.justica.gov.br

imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315