Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página Recalls

Alerta de recall para Ford Ranger 3.2 Diesel Automática

Campanha de Chamamento dos veículos Ford Ranger 3.2 Diesel Automática, modelo 2013, em razão da possibilidade de redução involuntária da transmissão para a primeira marcha, com brusca diminuição da velocidade, potencial travamento das rodas e perda do controle da direção.
  • por Senacon
  • publicado em 31/08/2016

ALERTA DE RECALL: VEÍCULOS FORD RANGER 3.2 DIESEL AUTOMÁTICA

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública informa que a Ford Motor Company Ltda. protocolou Campanha de Chamamento dos veículos Ford Ranger 3.2 Diesel Automática, modelo 2013, em razão da possibilidade de redução involuntária da transmissão para a primeira marcha, com brusca diminuição da velocidade, potencial travamento das rodas e perda do controle da direção.

De acordo com a Ford, a Campanha de Chamamento, com início do atendimento em 31 de agosto de 2016, abrange 4.683 (quatro mil, seiscentos e oitenta e três) automóveis, importados, produzidos na cidade Pacheco, na Argentina, no período de 02 de fevereiro de 2012 a 09 de março de 2013, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos DJ024672 a DJ484214, comercializados em todos os estados do país.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Ford destacou ter constatado a possibilidade de "falha intermitente de comunicação entre o sensor de velocidade da transmissão e o módulo de controle do motor. A função do sensor de velocidade da transmissão é informar ao software do módulo de controle do motor a velocidade em que o veículo se encontra, de forma que este software seja capaz de determinar a marcha mais adequada à velocidade desenvolvida pelo veículo em dado momento. Assim, na hipótese de falha intermitente de comunicação entre esses componentes, poderá ocorrer a redução involuntária da transmissão para a primeira marcha". Nessa condição, "em caso de redução involuntária da transmissão para a primeira marcha e dependendo da velocidade em que o veículo estiver neste momento, pode haver diminuição abrupta e repentina de velocidade, com possibilidade de travamento das rodas, podendo resultar em perda de controle do veículo, aumentando o risco de acidentes com danos físicos aos ocupantes do veículo”.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à Ford, por meio do Centro de Atendimento Ford (CAF) pelo telefone 0800.703.3673, ou pelo site www.ford.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública – justica.gov.br.

Data de início da campanha: 31/08/2016


Titulo: Ford Ranger 3.2 Diesel Automática
Protocolo:
Data Início: 31/08/2016
Descrição: Campanha de Chamamento dos veículos Ford Ranger 3.2 Diesel Automática, modelo 2013, em razão da possibilidade de redução involuntária da transmissão para a primeira marcha, com brusca diminuição da velocidade, potencial travamento das rodas e perda do controle da direção.
Medida de Correção: Reprogramação do software do módulo de controle do motor.
Relato de Acidentes: Nao
Componente: Software de controle do motor
Data da constatação: 16/06/2016
Defeito: Falha intermitente de comunicação entre o sensor de velocidade da transmissão e o módulo de controle do motor. A função do sensor de velocidade da transmissão é informar ao software do módulo de controle do motor a velocidade em que o veículo se encontra, de forma que este software seja capaz de determinar a marcha mais adequada à velocidade desenvolvida pelo veículo em dado momento. Assim, na hipótese de falha intermitente de comunicação entre esses componentes, poderá ocorrer a redução involuntária da transmissão para a primeira marcha.
Tipo de risco: Cortes/Ferimentos
Descrição do risco: Em caso de redução involuntária da transmissão para a primeira marcha e dependendo da velocidade em que o veículo estiver neste momento, pode haver diminuição abrupta e repentina de velocidade, com possibilidade de travamento das rodas, podendo resultar em perda de controle do veículo, aumentando o risco de acidentes com danos físicos aos ocupantes do veículo.
Implicações do risco: Lesões.
Ford Ranger 3.2 Diesel Automática
Setor: Veículos Automotores
Tipo de Produto: Automóveis
Fabricante: FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDA.
País de origem Argentina
País de exportação Brasil
Modelo: Ford Ranger 3.2 Diesel Automática
Ano de fabricação: 2012
Imagens:
<>
Quantidade Afetada: 4683
Estado(s) Quantidade
Acre 26
Alagoas 53
Amazonas 40
Amapá 7
Bahia 272
Ceará 98
Distrito Federal 208
Espírito Santo 84
Goiás 544
Maranhão 70
Minas Gerais 456
Mato Grosso do Sul 159
Mato Grosso 233
Pará 131
Paraíba 42
Pernambuco 133
Piauí 59
Paraná 458
Rio de Janeiro 161
Rio Grande do Norte 43
Rondônia 99
Roraima 11
Rio Grande do Sul 250
Santa Catarina 165
Sergipe 45
São Paulo 780
Lote do produto:
Nº lote inicial Nº lote final Data início Data fim Validade
DJ024672 DJ484214 02/02/2012 09/03/2013 -
Local de Atendimento: Distribuidor Ford
Sitio eletrônico: https://www.ford.com.br
Correio eletrônico:
Endereço:
Telefone:
Observação:

Aviso de Risco em anexo.

Arquivos anexados: ranger_aviso.pdf


Fim do conteúdo da página