Fundo Newton

por Alexandre.mourao publicado 01/03/2016 15h50, última modificação 21/03/2016 18h02

A Comissão de Anistia e o British Council, através do Fundo Newton, lançaram o programa "Clínicas do Testemunho - Centros de Capacitação para Reparação Psíquica e Enfretamento da Violência", como desenvolvimento do Projeto Clínicas do Testemunho, para ampliar e aprofundar a atenção psicológica oferecida a vítimas de violações de direitos humanos no Brasil, através do oferecimento de capacitação em atendimento psicológico a vítimas de violações do período democrático.

As instituições selecionadas pela Comissão de Anistia por meio do Edital da II Chamada Pública do Projeto "Clínicas do Testemunho" foram convidadas a apresentar proposta ao Conselho Britânico, em conjunto com especialistas britânicos, para a constituição de centros de capacitação em reparação psíquica financiados pelo Fundo Newton. Serão beneficiados profissionais de diferentes instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, com ênfase em profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Cinco propostas de centros de desenvolvimento profissional foram aprovadas após passarem por avaliação de painel externo de especialistas da Unesp, das seguintes instituições: 1 - Instituto de Estudos da Religião – ISER e Laboratório de Psicologia Sócio-Cultural da London School of Economics and Political Sciences, para o Rio de Janeiro; 2 - Instituto Sedes Sapientiae e Departamento de Estudos Psicossociais de Birkbeck, University of London, para São Paulo; 3 - Instituto de Estudos da Religião – ISER e Instituto de Educação da Universidade de Manchester, para São Paulo; 4 - Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise e Centro para Psicanálise da Middlesex University, para o Rio Grande do Sul; e 5 - Instituto APPOA – Clínica, Intervenção e Pesquisa em Psicanálise e International Centre for Health and Human Rights - ICHHR, para Santa Catarina.

Os centros realizarão atividades nos locais onde estão sediados e também nos estados do Pará, Espírito Santo e Minas Gerais. As atividades das Clínicas do Testemunho – Centros de Capacitação para Reparação Psíquica e Enfretamento da Violência terão início em abril de 2016, com previsão de duração de 24 meses.

Criada em 2001 para reparar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988, a Comissão de Anistia é vinculada ao Ministério da Justiça e composta por 25 conselheiros, a maioria agentes da sociedade civil ou professores universitários. Até janeiro de 2015, a Comissão havia recebido mais de 74 mil pedidos de anistia, declarando mais de 43 mil pessoas anistiadas políticas, com ou sem reparação econômica.

O Newton Fund (Fundo Newton) é uma iniciativa governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos 15 países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. O fundo de 375 milhões de libras esterlinas atua em três grandes áreas: capacitação de pessoas em ciência e inovação nos países parceiros, colaboração em pesquisas acadêmicas sobre temas de desenvolvimento e a transferência de conhecimento para criação de soluções colaborativas para os desafios de desenvolvimento e fortalecimento dos sistemas de inovação.

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativo do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.