Você está aqui: Página Inicial > Seus Direitos > Consumidor > Escola Nacional - ENDC > Educação a Distância - EAD

Educação a Distância - EAD

por admin publicado 11/02/2014 15h48, última modificação 17/06/2019 17h12

Institucional • Educação a Distância • 

ead_descricao.jpg
ead_calendario.jpg
ead_acesso.jpg
Inscrição aos Cursos

O que é a Escola Virtual de Defesa do Consumidor

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), criada em 13 de agosto de 2007, por meio da Portaria Ministerial nº 1.387, promove principalmente a formação e capacitação técnica dos agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) em todo o Brasil, bem como proporciona a construção do conhecimento específico no tocante às relações de consumo, fundamental para a elaboração de políticas públicas.

A capacitação técnica desenvolvida pela ENDC, além de aprimorar a qualidade da assistência aos consumidores, também proporciona o fortalecimento da estrutura nacional de defesa do consumidor ao promover a identidade e a harmonia do conhecimento no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) entende que é fundamental instituir mecanismos permanentes de capacitação, atualização e especialização de modo que órgãos, entidades de defesa do consumidor e fornecedores, possam atuar com eficácia, competência e responder aos anseios da sociedade, que é cada vez mais esclarecida, ávida por informação e que busca os seus direitos.

Neste sentido, a Escola Nacional, ao promover e efetivar a educação em direito do consumidor para o aprimoramento dos atores das relações de consumo, contribui para a melhoria do atendimento ao cidadão que é o beneficiário e foco principal das atuações dos integrantes do Sistema Nacional.

Desde 2016 a ENDC possui uma plataforma própria (ead.defesadoconsumidor.gov.br) por meio do qual os cursos são ofertados de forma gratuita e com certificação.

 

Por que o EAD?

As ações de educação em defesa do consumidor devem proporcionar abrangência e capilaridade, de modo a alcançar o maior número possível de agentes e instituições. Para tanto, é necessária a articulação de estratégias que possibilitem processos de multiplicação, a partir do uso de didáticas apropriadas e de novas tecnologias, como a Internet.

 

Inscrição

Os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, parceiros que trabalham com a temática da proteção e defesa do consumidor, fornecedores integrantes do Projeto CapacitAção e a sociedade podem se inscrever no portal www.defesadoconsumidor.gov.br.