Campanhas
Campanhas
As campanhas nacionais buscam oferecer informações à sociedade sobre questão social do tráfico de pessoas para que as pessoas possam se proteger, estar melhor informadas e possam conhecer a rede de enfrentamento para estas situações. Além disto, as campanhas informam sobre serviços e programas de prevenção, atendimento e repressão; e informam sobre os riscos do tráfico de pessoas e os impactos nas vidas das pessoas traficadas, incluindo grupos populacionais específicos.
CAMPANHA CORAÇÃO AZUL
O dia 30 de julho foi instituído pela Assembleia Geral da ONU como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas pelo Art. 14 da Lei nº 13.344/2016.
Na semana que compreende esse dia, ações de grande visibilidade para o alerta contra o tráfico de pessoas são realizadas em diversos países pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC e pelos Estados que aderiram à Campanha Coração Azul. O Brasil aderiu a essa importante campanha de conscientização em 2013 e, desde então, realiza anualmente, a Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Dentre os objetivos da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas estão:
a) Ampliar o conhecimento e a mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas, e das redes para o enfrentamento ao tráfico de pessoas;
b) Ampliar a participação da sociedade civil e indivíduos;
c) Divulgar e dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas;
d) Implementar o III Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, publicado por meio do Decreto nº 9.400/18; e
e) Difundir a Campanha Coração Azul da ONU, como plataforma global para prevenção e ETP.
Ações de grande visibilidade (iluminação de prédios públicos na cor azul, seminários, rodas de diálogos, distribuição de materiais, blitzes educativas, dentre outras), são realizadas de norte a sul do País, com o apoio da rede ampliada de atores da Política Nacional de ETP, como:
- Rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante;
- Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap); e
- Órgãos públicos;
- Organizações da sociedade civil.
Ilumine prédios de azul, promova seminários, rodas de diálogos, blitze educativas, distribua materiais ou crie outras ações. Para isso, todo o material publicitário da campanha estará disponível, podendo ser reproduzido e divulgado, por meio físico ou digital. Saiba mais! Conheça o tráfico de pessoas! Ajude a combater esse crime.
Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas.
ARTES e RELATÓRIOS das campanhas realizadas.
Relatórios da Semana de Mobilização
Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2019
A 6ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será realizada no período de 29 de julho a 3 de agosto de 2019.
Relatório da 6º Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico e Pessoas - 2019
Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2018
A 5ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas será realizada no período de 30 de julho a 04 de agosto de 2018.
Bloco de Anotações - miolo marca d'agua
Bloco de Anotações - miolo sem marca d'agua
Relatório da 5ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2018
Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2017
A 4ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi realizada no período de 24 a 30 de julho de 2017.
Relatório da 4ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2017
Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2016
A 3ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi realizada no período de 25 a 30 de julho.
Relatório da 3ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2016
Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2015
A 2ª Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas foi realizada no período de 27 a 31 de julho de 2015.
Relatório da 2ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - 2015
No dia 09 de maio de 2013, o Ministério da Justiça da República Federativa do Brasil iniciou uma imensa campanha de sensibilização para combater o tráfico de pessoas denominada Coração Azul, que contará com a participação de vários artistas tendo Ivete Sangalo como Embaixadora Brasileira da Campanha.
A Campanha é promovida internacionalmente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime –UNODC e foi lançada no Prêmio Mundial das Mulheres, em Viena, Áustria, em 5 de março de 2009, sob o título de Blue Heart Campaign e o Brasil intencionou sua vontade em aderir à campanha mundial em virtude de possuir uma Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas alinhada às diretrizes da ONU para o tema. O México foi o primeiro país, em 2010, a adotar a campanha a nível nacional como a sua campanha de prevenção contra o tráfico de seres humanos oficial. Uma das ações de lançamento foi a iluminação em azul de vários edifícios na capital mexicana. Outros países já manifestaram intenção de aderir à Campanha Coração Azul e alguns já a utilizam, tais como Bélgica, Colômbia , Coréia do Sul, Líbano, México, Portugal, Sérvia Espanha, Suíça, Tailândia e agora o Brasil.
Vale ressaltar que iniciativa brasileira em aderir à Campanha do Coração Azul almeja fomentar a difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas entre os mais diversos estratos da sociedade brasileira, de forma a divulgar boas práticas, promover a sua prevenção e o incremento da justiça criminal. A campanha serve ainda para conscientizar e inspirar aqueles que detêm poder de decisão a promover as mudanças necessárias para acabar com esse crime.
O conceito da Campanha nacional expressa o princípio base do trabalho que vem sendo realizado de enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e reforça o caráter ético e filosófico da luta contra este crime, sendo um ótimo motivo para ser representado simbolicamente pelo coração. O conceito de humanidade que une as pessoas é superior às diferenças que as separam. Pessoas não são produtos, não podem ter suas vidas tratadas como mercadoria. A Campanha possui os seguintes objetivos: Tornar o símbolo “Coração Azul” um ícone de reconhecimento da Campanha de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Promover ações promocionais e intervenções, com o objetivo de sensibilizar a sociedade, ONGs, Órgãos Governamentais, mídia e formadores de opinião para esse problema social; Despertar na população a consciência social, utilizando o símbolo do Coração Azul para tangibilizar a Campanha, incentivando assim a busca pela informação e denúncia.
O Coração Azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso desta Instituição com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana e que fere princípios de Direitos Humanos consagrados em inúmeros documentos internacionais ratificados por quase todos os países do mundo. A campanha do Blue Heart Campaign busca fazer do Coração Azul o símbolo internacional da luta contra o tráfico de pessoas. Usando o Coração Azul você ajuda a conscientizar sobre o tráfico de pessoas e adere à Campanha para lutar contra esse crime transnacional e globalizado.
Com a adesão, o Brasil se compromete a disponibilizar meios de divulgação e mobilização da sociedade para a luta contra o tráfico de pessoas. Espera-se que a mobilização com a Campanha nas várias esferas governamentais e no seio social, através das redes sociais, do uso do coração azul na lapela e outros gestos simples mas emblemáticos, sirvam para ser mais um instrumento de combate ao crime do Tráfico de Pessoas.
Balanço das Ações da Semana de 2014
Tráfico Internacional de Mulheres Denuncie
Cartaz
Folder
Passaporte
Folder
Folder
Totem - Conheça seus direitos
Ajude o Brasil a não cair nessa armadilha
Adesivo para banheiro feminino
Display para balcão de check-in
Folheto
Postal
A decisão de viajar é sua