Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen planeja construção das novas penitenciárias federais brasileiras

Destaque

Depen planeja construção das novas penitenciárias federais brasileiras

Workshop com especialista da Universidade de Brasília trata de pontos específicos das unidades que deverão ser construídas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Governo procura otimizar recursos investidos
por publicado: 06/03/2017 15h01 última modificação: 06/03/2017 19h05

Brasília, 6/3/17 – Começou nesta segunda-feira (6) o workshop para adequação do projeto arquitetônico das novas penitenciárias federais. Diretores do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) se reuniram com especialistas da Universidade de Brasília (UnB) para tratar das especificidades e necessidades apresentadas pelas localidades onde as penitenciárias serão construídas. O objetivo é otimizar os recursos. O encontro segue até terça-feira (7).

Participaram do encontro o diretor-executivo do Depen, Luizevane Soares da Silva, a diretora do Sistema Penitenciário Federal (SPF), Cintia Rangel Assumpção, os especialistas do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Edificações Penais, o arquiteto Augusto Cristiano Prata Esteca e  a coordenadora Raquel Nunes Blumenschein, além de servidores do Depen.  

Anteriormente a essa fase, foi realizada uma reunião com representantes do Depen e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). O grupo tratou da construção das cinco novas penitenciárias federais, anunciadas pelo presidente da República Michel Temer. Na oportunidade, o diretor-executivo do Depen informou que foi solicitado aos Estados que indiquem possíveis áreas para a construção das penitenciárias. 

Segundo a diretora do Sistema Penitenciário Federal (SPF), as unidades poderão ser construídas nas regiões geográficas Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Elas terão 250 mil metros de área e serão construídas a aproximadamente 50 quilômetros de distância de um aeroporto. 

No dia 22 fevereiro, uma videoconferência entre o diretor-executivo do Depen, a diretora do SPF, os engenheiros do núcleo de engenharia e os diretores das penitenciárias federais tratou das melhorias pontuais que precisam ser feitas nos atuais presídios federais. Também foram discutidas possíveis adequações no projeto das novas unidades. 

Curso


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg