Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Justiça e Esporte estudam modelo de segurança no futebol

Destaque

Justiça e Esporte estudam modelo de segurança no futebol

Os procedimentos integrados adotados no Rio de Janeiro podem ser levados a outros estados para evitar a violência entre torcedores

por publicado: 25/05/2015 10h15 última modificação: 26/05/2015 16h55
Procedimentos integrados adotados no Rio podem ser levados a outros estados

Brasília, 25/5/15 - O Maracanã teve mais um domingo de futebol, no Rio de Janeiro, com o clássico entre Fluminense e Corinthians, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Mas, nem só na bola estavam os olhos daqueles que estiveram no mais tradicional palco do futebol brasileiro. A ação conjunta entre os Ministérios do Esporte e da Justiça para uniformizar os procedimentos do plano de ação de segurança também entrou em campo, com o intuito de prevenir a violência nos eventos de futebol.

Um grande grupo de segurança envolvendo policiais militares apresentou todo planejamento estratégico para tornar as partidas disputadas no Maracanã cercadas de muitas paz. Os procedimentos adotados na arena podem ser levados a outros estados, servindo de modelo.

Clique e confira as fotos

Acompanhando tudo de perto, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, aprovou a ação conjunta. “Estamos no momento de regulamentação do Estatuto do Torcedor e estamos criando procedimentos operacionais padrão com as forças de segurança, para que torcedores e jogadores tenham segurança ao irem ao jogo de futebol. Esta vinda ao Rio de Janeiro foi importante porque o procedimento é exitoso e merece ser replicado”, explicou Regina Miki.


O secretário nacional do Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, também esteve no estádio e avaliou a parceria entre os ministérios. Para ele, a junção das duas pastas é essencial no processo de combate à violência no futebol.

"Essa é mais uma etapa para que seja elaborado um plano de ação uniforme com possibilidades de expansão nos demais estádios, utilizando as boas práticas que são observadas aqui do Estado do Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, foi elaborado um documento preliminar, validado em seguida pela Secretaria de Segurança Pública, o Ministério da Justiça, e hoje viemos acompanhar práticas desse plano de ação para que a gente apresente na reunião da Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos [Consegue], também no Rio de Janeiro”, explicou Rogério Hamam.



Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br