Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro vai aos EUA buscar reforço de tecnologia para Segurança Pública

Destaque

Ministro vai aos EUA buscar reforço de tecnologia para Segurança Pública

Torquato Jardim embarca nesta segunda-feira para Washington e Nova Iorque. Objetivo é encontrar soluções integradas que ampliem a eficiência do aparato do Estado no combate ao crime e à violência
por publicado: 17/07/2017 18h06 última modificação: 17/07/2017 18h18

Brasília, 17/7/17 – O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, embarca nesta segunda-feira (17) para Washington e Nova Iorque, nos Estados Unidos, para assinar acordo de cooperação para repasse de tecnologia com o governo dos Estados Unidos.  

Na área de segurança pública, a agenda de Jardim prevê reunião com o Departamento de Estado Norte-Americano, para o intercâmbio de recursos tecnológicos, e um encontro com o diretor do International Narcotics and Law Enforcement Bureau, embaixador William Brownfield. Ambos serão em Washington.  

Segundo o ministro, a busca por soluções integradas e inteligentes visa expandir a capacidade operacional das forças que atuam em segurança pública no Ministério da Justiça: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública (que faz a gestão da Força Nacional), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Para Jardim, essa integração proporcionará economia e eficiência às ações de segurança pública do Brasil. “A tecnologia traz eficácia e redução de custos”, detalha Jardim. 

A agenda de trabalho em Washington também inclui reuniões com o Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro. Na quarta-feira (19), Torquato Jardim dará palestra no Woodrow Wilson International Center For Scholars sobre Independência e Harmonia entre os Poderes – O Estado de Direito. De Washington, Jardim segue para Nova York. Na Organização das Nações Unidas (ONU), há previsão de reunião para tratar do tema Refugiados.  

Foco na Segurança Pública
A segurança pública é assunto prioritário para Torquato Jardim, que assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública no dia 30 de maio. O ministro definiu o assunto como eixo número 1 das diretrizes de sua gestão. Somente esta semana, ele já esteve com autoridades de 23 estados e Distrito Federal que compõem o Conselho Nacional de secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), e com representantes da Frente Parlamentar de Segurança Pública. 

“A segurança pública foi a primeira demanda que o presidente Michel Temer destacou quando me convidou para este cargo. Os fatos e as estatísticas revelam por si próprios a relevância do tema”, afirmou. 

Para dar a devida atenção ao tema, Jardim criou, por meio da Portaria nº 539/2017, grupo de trabalho (GT) multidisciplinar com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (SNJ), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

O objetivo é otimizar as ações de segurança pública por meio de integração e tecnologia. O plano de trabalho que dará início a esse processo deverá ser apresentado pela equipe nos próximos 15 dias.

Torquato Jardim

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg