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'Sistema Registrato' completa 1 ano e auxilia cidadão a se relacionar com SFN

por publicado: 02/12/2015 15h47 última modificação: 03/12/2015 18h46

O 'Sistema Registrato' completou um ano de funcionamento em novembro e permitiu ao consumidor acessar de forma rápida e segura, pela internet, as informações contidas pelo Banco Central sobre suas operações de crédito e outros relacionamentos com o sistema financeiro. A disponibilização do Registrato permitiu que o volume de relatórios entregues pelo Banco Central aos consumidores de serviços financeiros evoluísse de 30,3 mil em 2013 para 176,4 mil relatórios já entregues em 2015.

Disponível desde 17 de novembro de 2014, o sistema já responde por 86% de todos os relatórios entregues aos cidadãos com informações de caráter pessoal contidas em cadastros administrados pelo Banco Central. Antes da criação do Registrato, para obter essas informações, os consumidores precisavam se deslocar às representações do BC ou remeter pelos correios solicitação com firma reconhecida em cartório e cópias de documentos pessoais também autenticadas. 

Para a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o Registrato, ao possibilitar a facilitação do acesso aos consumidores sobre as informações das operações de crédito dos consumidores dos serviços financeiros, constitui um importante instrumento de educação financeira e de prevenção ao superendividamento na medida em que auxilia no gerenciamento das finanças pessoais pelo consumidor  por meio da consolidação de suas dívidas com o sistema financeiro em um único relatório.

A 12ª edição do Boletim Consumo e Finanças, produzido pelo Banco Central e o Ministério da Justiça, por meio da Senacon, detalha o funcionamento do “Sistema Registrato”.

Clique para ler o Boletim Consumo e Finanças. Para edições anteriores, clique aqui.

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