Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A 50 dias dos Jogos Rio 2016, Brasil conclui últimos ajustes da segurança

Destaque

A 50 dias dos Jogos Rio 2016, Brasil conclui últimos ajustes da segurança

por publicado: 16/06/2016 16h30 última modificação: 16/06/2016 16h30

Brasília, 16/06/2016 - Esta quinta-feira marca os 50 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que acontecem de 5 a 21 de agosto. A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (Sesge/MJ) está concluindo os projetos que propiciarão segurança para o maior evento desportivo do mundo.

Em maio, a Semana Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016 permitiu que o Brasil transmitisse a autoridades estrangeiras a maturidade do planejamento, no 2º Briefing Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016. Concluiu também o processo de troca de conhecimentos entre profissionais de segurança pública nacional e internacional, no Seminário Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016, iniciado com o Programa de Cooperação Internacional e o Programa Observadores.

Ainda no mês de maio, o evento-teste de Atletismo Paralímpico fechou o ciclo de torneios em que houve atuação das instituições de segurança, conforme ocorrerá nos Jogos Rio 2016.

Os membros da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 (Coesrio2016) aprovaram, no dia 1º de junho, o Plano Tático Integrado de Segurança para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total, 11 protocolos, entre eles, os de vistorias e contramedidas de bombas e explosivos; coordenação, comunicação e comando; credenciamento e defesa civil; comunicação social; segurança de dignitários, atletas e medalhas; operações especiais; segurança dos portos; proteção às marcas e enfrentamento ao terrorismo. Além dos quatro Protocolos Integrados de Segurança e Ordenamento Urbano (Pisou) das regiões olímpicas – Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã.

Para Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, o momento é de ajustes finais. “Já temos todos os protocolos de atuação integrada aprovados e temos realizado constantes capacitações, treinamentos e simulações. Tudo isso para que tenhamos profissionais no mais alto nível de preparação, não só para os Jogos Rio 2016, como também para o cotidiano da segurança pública, uma vez que deixar um legado para a sociedade sempre foi um dos nossos maiores objetivos", destacou.

Quanto ao legado deixado pela Sesge/MJ, ele pode ser percebido tanto na capacitação dos profissionais das instituições de segurança, com a oferta de 234 cursos nas modalidades presencial e a distância, totalizando 19.401 vagas disponibilizadas até o momento. Bem como o legado material, com projetos de

segurança das instalações, manutenção e da rede de vídeo e comunicação que receberam investimento de mais de R$ 100 milhões. De caráter variado, os projetos incluem o cercamento das instalações olímpicas de competição e não competição, locação de equipamentos e serviços técnicos de videomonitoramento, tecnologia da informação e comunicação, assim como a manutenção das estruturas físicas dos Centros Integrados de Comando e Controle.

  

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315