Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil ajuda Paraguai a destruir mil toneladas de maconha

Destaque

Brasil ajuda Paraguai a destruir mil toneladas de maconha

por publicado: 02/04/2019 10h17 última modificação: 02/04/2019 11h59
Em acordo de cooperação bilateral, Polícia Federal atuou em nova fase de operação de combate ao narcotráfico

Brasília, 02/04/2019 - A Polícia Federal brasileira ajudou o Paraguai a erradicar a plantação de 1.132 toneladas de maconha em solo paraguaio na nova fase da Operação Nova Aliança (Nueva Alianza). A ação é resultado da parceria do governo paraguaio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Brasil, no qual representantes do país vizinho estiveram presentes, na semana passada, trabalhando na ampliação da cooperação bilateral de combate ao narcotráfico.

Conforme a Polícia Federal (PF) do Brasil, a atual fase da operação, a décima oitava, durou 12 dias. Toda a vasta quantidade da droga, após processada, teve seu valor avaliado em 33 milhões de dólares, valor agora retirado das mãos de traficantes. As operações visam a destruir a maconha antes da colheita, evitando seu processamento, transporte e ingresso em território brasileiro.

Leia mais: Paraguai pede reforço do Brasil para erradicar cultivo de maconha

Dentro da política de fortalecimento do acordo entre as forças brasileiras e paraguaias, assinado em 2017, a PF atuou conjuntamente com instituições do país vizinho: Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Ministério Público e Forças Armadas. O apoio brasileiro envolve suporte técnico e auxílio material, com participação da Adidância e do Escritório de Ligação da PF no Paraguai.

Na quarta-feira (27), no Congresso Nacional, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, reforçou a importância da aliança com o Paraguai contra o crime organizado ligado a entorpecentes. Em audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, o ministro reforçou o êxito dessa estratégia, considerada mais eficiente do que a apreensão de caminhões e carregamentos da droga já processada.

“Estamos realizando uma operação conjunta com o Paraguai de erradicação de cultivos de maconha. Isso já vinha dos governos anteriores, mas, nos últimos dois anos, houve um arrefecimento. Ano passado, por exemplo, só houve uma. Este ano, queremos realizar várias operações. Isso é bastante eficaz”, frisou o ministro.

O Paraguai também pretende, após erradicar o plantio de maconha, contar com ajuda externa para implantar cultivos alternativos nessas regiões, de forma que haja reconfiguração econômica e os campos não fiquem improdutivos.